São Paulo, segunda-feira, 15 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rotulagem omite dados sobre como lavar produto

DANIELA FERNANDES
ESPECIAL PARA A FOLHA

A rotulagem dos tênis omite informações importantes ao consumidor, como o material utilizado para a confecção do calçado e cuidados na hora da lavagem. Segundo o Idec, esse foi o item que mais apresentou problemas no teste.
O instituto afirma que dos 12 modelos testados, 10 marcas não ofereciam informações sobre a composição do material.
A maioria dos produtos não dá instruções de uso e de conservação do tênis. Segundo os técnicos do Idec, eles deveriam possuir etiquetas informativas costuradas aos tênis, já que as amarradas com fios de plástico podem arrebentar com facilidade e as avulsas são facilmente descartadas após a compra.
"Essas informações são importantes e deveriam ser colocadas de uma forma mais visível", diz Cristina Iglecio, que compra com frequência tênis para seus três filhos.
Outro problema de rotulagem foi a ausência de informações sobre o serviço de atendimento ao consumidor nos modelos da Adidas, Bibi, Puma e Try On.
O único tênis classificado como bom na avaliação final da rotulagem foi o All Star, que fornecia informações de como conservar o tênis. Seis marcas obtiveram nota regular, duas foram classificadas como ruins e três como muito ruins nesse quesito.
O M2000 teve o pior resultado na classificação do Idec. Segundo o instituto, a única informação fornecida pelo fabricante é o CGC, inscrito na parte interna da caixa.
Além da rotulagem, o teste avaliou ainda o peso dos tênis, a compatibilidade da numeração com o tamanho do modelo, e a construção do calçado.
(DFe)

Texto Anterior: Teste aprova modelos de tênis infantis
Próximo Texto: Insone reclama de "geladeira velha"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.