São Paulo, segunda-feira, 15 de abril de 1996![]() |
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Fiat quer produzir 3 milhões de carros
ARTHUR PEREIRA FILHO
Isso representa um aumento de 30% em comparação com o resultado atingido no ano passado. Para atingir esse objetivo, a empresa decidiu entrar na era do carro mundial e concentrar seus esforços nos mercados em crescimento, como os países da América Latina e Extremo Oriente. O primeiro país a produzir o Palio é o Brasil. No início do ano que vem, o modelo será montado também na nova fábrica da Fiat, na Argentina. Modelo mundial O carro deverá ser produzido nos próximos anos em outros nove países -entre eles a África do Sul, a Polônia, a Turquia e a China. Até 1999, cerca de 1 milhão de carros Palio deverão estar sendo produzidos anualmente em todo o mundo. Brasil e Argentina serão responsáveis por metade desse montante, segundo a montadora. A produção de carros mundiais é uma tendência em todas as montadoras. O mesmo modelo é fabricado simultaneamente em vários países. Como utilizam as mesmas ferramentas e componentes, o custo de produção cai. Em série A produção em série do Palio na fábrica de Betim começou no mês passado. O ritmo ainda é lento: 200 unidades por dia. Existem hoje cerca de 4.000 unidades nas concessionárias e no pátio da fábrica mineira, prontos para serem entregues aos primeiros clientes. A produção do novo carro deve aumentar durante o ano. O objetivo é chegar a mil carros por dia até o final do ano. A montadora italiana investiu US$ 1 bilhão para ampliar e modernizar as suas linhas de montagem em Betim para produzir o Palio. São quatro linhas de montagem da fábrica e o Palio será produzido em duas delas. Mas a programação é flexível. "Podemos mudar o mix de produção com muita facilidade e rapidez", diz Jonas Carvalho, diretor de compras da montadora. O carro mundial começa a ser vendido nas versões 1.5 e 1.6, com duas e quatro portas. O preço ainda não foi divulgado, mas deve ficar na faixa do Gol 1.6 e 1.8, da Volkswagen, considerado seu principal concorrente no Brasil. Não há previsão para o lançamento do Palio "popular", com o motor 1.0. A montadora nega, no entanto, que tenha planos de encerrar a produção do Uno Mille. Exportações Com o Palio, a Fiat pretende consolidar sua posição de segunda marca no mercado interno brasileiro e aumentar as exportações a partir do ano que vem em cerca de 40%. O objetivo da montadora é exportar US$ 3 bilhões até 1.999, uma média anual de US$ 750 milhões. A produção do Palio no Brasil é fundamental para atingir esse desempenho, segundo a montadora. Além de carros prontos, a Fiat vai exportar os veículos desmontados para serem montados em outros países, além de peças e componentes. Atualmente as exportações da Fiat estão concentradas na linha Fiorino (veículos comerciais leves), que é produzida somente em Betim e vendida para cerca de 40 países. Texto Anterior: Campanha de lançamento será mundial Próximo Texto: Multiplic procura sócio para Mitsubishi Índice |
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