São Paulo, segunda-feira, 15 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Geodados: qual é o material orgânico mais resistente da Terra?

BILL PITZER, EARLE HOLLAND

Os cientistas encontraram nas colinas da Antártida grãos de pólen que têm milhões de anos. Tais grãos trazem informações sobre a época em que a Antártida desfrutava de um clima melhor.
Isso não seria possível se não fossem certos produtos químicos formados pelas plantas.
Todas as plantas possuem sementes que produzem microscópicos grãos de pólen necessários para sua fertilização. Cada grão possui uma capa externa e outra interna -a intina e a exina- que lhe oferece proteção.
A exina é a parte "blindada" do pólen, capaz de protegê-lo da fúria dos elementos.
O fator chave na proteção da exina é um composto denominado esporo fecundante.
Os cientistas descobriram que o esporo é constituído de celulose e lipídios, ou gordura. Acredita-se que é o material orgânico mais poderoso da natureza, capaz de resistir a ácidos bem como a altas temperaturas. Pode subsistir durante milhões de anos incrustado nas rochas.
O esporo fecundante é de fato tão forte que os cientistas que estudam o pólen precisam usar alguns dos ácidos mais poderosos conhecidos a fim de separar os grãos alojados em rochas antigas.
Uma vez observados sob microscópio, os grãos de pólen antigos podem nos brindar grande quantidade de informação sobre a idade das rochas, o clima e a vegetação existente em uma zona determinada.

Pólen antigo
O pólen antigo foi encontrado na Antártida, na parte oriental do Canadá, na Europa e no vale do rio Mississippi, nos Estados Unidos. Pólen do período cretáceo (de antiguidade estimada entre 65 e 146 milhões de anos) foi desenterrado perto do fiorde Emma, no Canadá.

Texto Anterior: Livro dá aula de filosofia a teens
Próximo Texto: Sardas são a proteção da pele contra os raios ultravioleta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.