São Paulo, segunda-feira, 15 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espanhol é libertado pelo ETA 11 meses após ser sequestrado

Família de José María Aldaya deu resgate a terroristas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Terminou ontem o mais longo sequestro realizado pelo grupo separatista basco ETA. O empresário espanhol José María Aldaya, 54, foi libertado após ficar 341 dias em poder do grupo.
A família do empresário teve de pagar o resgate para que ele fosse libertado. O valor não foi divulgado, mas especula-se que tenha sido cerca de US$ 800 mil.
Aldaya, sequestrado em 8 de maio passado, contou ter ficado em um quarto de 3 m de largura por menos de 2 m de altura.
"Não podia dar mais do que quatro passos, mas andei mais do que já havia andado e rezava o tempo todo", disse o empresário.
Em 11 meses de cativeiro, Aldaya, que é dono de uma empresa de transportes, teve de aprender a falar o idioma basco.
Ele afirmou ter sido dopado e deixado em um bosque perto de Alto de Azcárate, na Província basca de Guipúzcoa (norte), na noite de anteontem.
Em seu primeiro dia de liberdade, ele ficou em casa, recebeu diversos amigos e foi examinado por médicos. O empresário perdeu 22 quilos no cativeiro.
Aldaya marcou para amanhã uma entrevista em que dará mais detalhes sobre seu sequestro.
Todas as buscas aos sequestradores feitas pela polícia não tiveram sucesso. "O ETA prolongou o cativeiro para oferecer uma imagem de invencível", afirmou o jornal espanhol "El País".
O governo estima que o grupo separatista basco ETA já tenha arrecadado cerca de US$ 32 milhões em pelos menos 70 sequestros realizados desde 1970. O ETA exige a independência da região, que ocupa partes do norte da Espanha.

Texto Anterior: Aeroporto incendiado divulgou aviso errado; Acidente de trânsito mata oito na Colômbia; Preso ex-ministro da Defesa do Azerbaijão; Manifestação pacífica reúne 15 mil na Bósnia
Próximo Texto: Guerrilha da Libéria aceita negociação e recorre à ONU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.