São Paulo, terça-feira, 16 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preferido de Malan, Lopes é o mais cotado

DA SUCURSAL DO RIO

O diretor de Política Econômica do BC, Francisco Lopes, é um dos economistas preferidos do ministro Pedro Malan (Fazenda), com quem mantém relações desde que ambos eram professores de Economia da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio.
Quando Malan era presidente do BC, e Fernando Henrique Cardoso, ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, Chico Lopes, como é conhecido, já exercia assessoria informal para o governo.
Na época, era sócio de uma consultoria, a Macrométrica, da qual se afastou ao assumir o governo.
Lopes ficou conhecido fora do meio acadêmico ao ajudar Pérsio Arida e André Lara Resende na elaboração do Plano Cruzado.
Especializado em análises de estatísticas e de cenários econômicos, Lopes é ligado a outros membros do BC, como o diretor da área internacional, Gustavo Franco, que também era professor da PUC.
Cotado para a presidência do BC, Lopes já demonstrou ter pavio curto. Em depoimento de Gustavo Loyola no Senado, disse à deputada federal Maria da Conceição Tavares (PT-RJ), em discussão sobre as reservas monetárias do BC, que estava "de saco cheio" do assunto.

Texto Anterior: A balança desequilibrada de Loyola
Próximo Texto: Presidente reúne chefia para abafar crise
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.