São Paulo, terça-feira, 16 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

3 municípios fazem vacinação em massa

ANDRÉ MUGGIATI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM TABATINGA

A Coordenadoria de Epidemiologia da Fundação Nacional de Saúde está promovendo uma campanha de vacinação em massa contra a febre amarela nos municípios de Rio Preto da Eva, Manacapuru e Manaquiri, no Amazonas.
Desde o início do ano, foram registrados nesses municípios cinco casos da doença, com três mortes.
Mas, segundo Barros, foi registrado o primeiro caso de febre amarela em Tabatinga (1.100 km de Manaus), o que aponta para um novo pólo de difusão da doença, que estaria sendo "importada" do Peru e da Colômbia.
Autoridades de saúde do Peru já registraram 400 casos em Iquitos, cidade próxima à fronteira. No mês passado, houve quatro mortes em Letícia, na Colômbia, separada por uma rua de Tabatinga. O doente de Tabatinga foi transferido para Manaus, onde não corre mais risco de vida.
O caso de Tabatinga foi constatado clinicamente, mas falta confirmação laboratorial. Caso seja confirmado, também deverá ocorrer vacinação em massa na região. "A vacinação é importante para evitar o avanço da doença", disse Barros.
Segundo ele, a vacina tem eficiência de 100%. Ainda segundo o especialista, a febre amarela, causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, é uma doença grave, que mata em 50% dos casos. Entre os sintomas da doença, estão a icterícia, febre alta, hemorragias e coma.

O jornalista André Muggiati viajou para Tabatinga a convite da Diocese do Alto Solimões

Texto Anterior: Onze homens cercam mulher na madrugada
Próximo Texto: Máquina automática venderá preservativos em Porto Alegre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.