São Paulo, terça-feira, 16 de abril de 1996
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Desenhos de Guto Lacaz ganham relevo

KATIA CANTON
ESPECIAL PARA A FOLHA

Mas, ao mesmo tempo, as imagens criadas por Guto Lacaz, ex-desenhos, agora recortados em chapas metálicas e transformados em relevos, têm algo de delicado, sério, austero.
O tom de austeridade está na economia de suas formas -Lacaz não desperdiça imagem alguma. Recicla suas figurações e as transforma à medida das necessidades do tempo e da circunstância.
Vinhetas
Para quem não sabe, os desenhos-relevos apresentados são frutos de vinhetas, criadas, na maioria das vezes, para a coluna Joyce Pascowitch da Folha, no decorrer dos últimos seis anos.
Entre eles, está a formiga de cartola; o guerreiro de sapatos árabes; o astrônomo com chapéu de lua; o trabalhador, tão fino de traços quanto a escada que carrega.
Há também o cachorro, capa do livro "Num Zoológico de Letras", feito em parceria com Regis Bonvicino; a mandala; o cometa, o anjo e o equilibrista, que carrega um copo na ponta do nariz.
As figuras lacazianas são reconhecíveis, mas nunca esbarram na obviedade. Alternam o humor com uma simplificação formal que remete ao construtivismo russo.
Cada desenho retém uma possibilidade narrativa, mas, com a decisão de "descolar" as imagens do contexto de sua criação -no caso, as vinhetas do jornal ou ilustrações de livros- Guto Lacaz dá a elas um passaporte para a liberdade.
Soltas para voar, as figuras podem se adaptar a outros contextos. Podem se tornar arranjos plásticos ou gerar múltiplas narrações.
No processo de transformação de objetos em relevos, Lacaz utiliza nanquim preto para contornar as formas, um episcópio, para ampliá-las, e chapas metálicas, onde essas formas são gravadas e depois, recortadas. Finalmente, as figuras ganham pintura eletrostática preta ou um banho cromado prateado ou dourado escuro.
Como uma gravura, as figuras têm uma tiragem limitada. No caso, 12 de cada imagem.
Tecnologia
Preocupado com a tecnologia das imagens, não no sentido da informática, mas sim na investigação da multiplicação das possibilidades de produção e reprodução das imagens, Lacaz trata suas vinhetas como marcas registradas que podem ganhar vários outros usos e tratamentos de materiais.
Por exemplo, para a mesma exposição, exibida no Paço Imperial do Rio de Janeiro, entre agosto e setembro de 94, Lacaz confeccionou um livrinho artesanal, onde as doze figuras eram carimbadas com tintas coloridas.
Na era da informação fugaz e da efemeridade, a insistência no reforço e na criação de um repertório pessoal de imagens, são méritos, movimentos na contramão do oportunismo artístico.

Expo: Recorte, de Guto Lacaz
Onde: Galeria Luisa Strina (r. Padre João Manoel, 974-A, Jardins, tel. 011/280-2471)
Quando: abertura hoje, às 20h. De seg a sex, das 10h às 20h; sáb, das 10h às 14h. Até 25 de maio

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