São Paulo, terça-feira, 16 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Estudo recomenda mais vitamina C

DA REPORTAGEM LOCAL

A dose diária ideal de vitamina C é maior do que se pensava, segundo estudo publicado hoje na revista "Proceedings" da Academia Americana de Ciências.
Equipe dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, dos EUA) afirma que a dose diária ideal da vitamina é de 200 miligramas, ou cerca de dez laranjas por dia. Um miligrama é a milésima parte do grama.
A dose atualmente recomendada nos EUA é de 60 mg por dia. Essa porção levava em conta a quantidade de vitamina C necessária para evitar uma doença chamada escorbuto (que provoca hemorragias). No Brasil, recomenda-se entre 45 mg e 100 mg por dia.
Segundo os resultados do estudo, feito por pesquisadores dos NIH, órgão oficial de pesquisa dos EUA, a disponibilidade da vitamina só foi completa a 200 mg.
"Biodisponibilidade é a quantidade do nutriente existente na dieta que realmente vai ser usada pelo organismo", disse Sílvia Cozzolino, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.
Os estudos também mostraram que doses acima de 500 mg, ou cerca de 25 laranjas, são quase totalmente eliminadas pelo organismo. Quer dizer, não adianta tomar um comprimido de um grama de vitamina C. Metade da vitamina vai ser eliminada pelo organismo.
Os pesquisadores também concluíram que doses iguais ou superiores a um grama aumentaram a quantidade de uratos e oxalatos na urina. Essas duas substâncias químicas estão presentes, por exemplo, nos cálculos renais ("pedras nos rins").
"O ácido ascórbico (nome científico da vitamina C) ajuda a tornar a urina ácida. A quantidade que favoreceria a formação de pedras nos rins ainda era controversa", disse a pesquisadora.
Assim, tomar mais do que um comprimido pode ajudar a formar cálculos renais em pessoas que já apresentam tendência.
Mas o estudo apresenta algumas limitações, segundo Fernando Moreno, da mesma faculdade.
"A nova dosagem foi baseada em estudo que acompanhou sete homens saudáveis e jovens, um número muito pequeno", disse.
Segundo Moreno, o conceito de recomendação envolve populações, já que pessoas apresentam diferenças em seu metabolismo.
Segundo Cozzolino, a vitamina C deve ser ingerida através de fontes naturais: os alimentos. O Instituto Nacional do Câncer dos EUA recomenda cinco refeições diárias de frutas e vegetais, que forneceriam a dosagem de 200 mg.

Próximo Texto: Rússia expõe tesouro de Tróia tirado dos alemães
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.