São Paulo, terça-feira, 16 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hizbollah promete atacar no mundo todo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Hizbollah (Partido de Deus) ameaçou ontem atacar alvos israelenses em todo o mundo, como vingança contra a ofensiva contra o grupo.
Questionado sobre a possibilidade de o Hizbollah atacar missões diplomáticas ou instituições ligadas a Israel, o vice-secretário-geral do grupo, xeque Naim Qassem, afirmou que a segurança do país não virá "de graça".
"Deixe que eles tomem precauções e medidas. Deixe-os saber que estão em perigo em qualquer lugar e a qualquer momento", disse Qassem.
Anteontem, o Hizbollah já havia ameaçado enviar dezenas de extremistas suicidas para praticar atentados em Israel e nos EUA.
A TV Al Manar, dirigida pelo grupo fundamentalista, exibiu anteontem imagens de 70 voluntários para atentados suicidas durante uma cerimônia em que prestaram juramento.
"Juramos pelo sangue, pelos cadáveres desmembrados de nossos filhos e pelas lutas de nossos prisioneiros que responderemos ao chamado e detonaremos nossos corpos e estremeceremos o terreno sob os pés dos nossos inimigos: Estados Unidos e Israel", declararam.
Baixa
O grupo pró-Irã admitiu ontem pela primeira vez que um de seus guerrilheiros morreu na operação militar israelense contra o Líbano.
"Anunciando o seu primeiro mártir, a Resistência Islâmica (braço armado do Hizbollah) se compromete a continuar sua luta até que termine a ocupação israelense", afirmou o comunicado.
O Hizbollah também afirmou que nenhuma de suas bases de lançamento de mísseis Katiucha no sul do Líbano foi atingida pelos disparos do Exército israelense.
Ameaça
Em outro comunicado, a direção do Hizbollah prometeu que estenderia, a partir da noite de ontem, o raio de ação dos ataques com os mísseis Katiucha.
O grupo prometeu que os bombardeios atingiriam "todos os estabelecimentos turísticos e centros econômicos" situados até 12 km da fronteira com Israel, inclusive assentamentos situados ao pé das colinas do Golã.

Texto Anterior: Israel admite invadir o Líbano por terra
Próximo Texto: Cronologia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.