São Paulo, quarta-feira, 17 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vacina é feita de bactéria

DA SUCURSAL DO RIO

A vacina contra a meningite tipo C é feita de uma bactéria chamada meningococo, da qual o homem é hospedeiro. O processo de produção é feito em etapas.
Na primeira, por meio de uma fermentação, faz-se com que as bactérias se reproduzam em laboratório. Em seguida, retiram-se os polissacarídeos (as moléculas de açúcar), por meio da substância chamada Cetvlon. A etapa seguinte é a retirada do Cetvlon, após a qual é feita a purificação do polissacarídeo e a eliminação dos elementos nocivos.
Após essa fase, a vacina é redissolvida em água e colocada em frascos. Os frascos são mantidos sob baixa temperatura e pressão.
Com este processo, a vacina se transforma em uma pastilha, acondicionada em frascos fechados a vácuo e guardados em câmaras com temperatura de 20ºC.
O transporte da vacina também é feito em geladeiras. Segundo a Fiocruz, cada um dos elementos envolvidos na produção é testado. O mesmo acontece com a vacina depois de pronta.

Texto Anterior: Vacina pode ter dose errada de proteína
Próximo Texto: Os números da meningite
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.