São Paulo, quarta-feira, 17 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAS começa no Campo Limpo amanhã

MALU GASPAR
DA REPORTAGEM LOCAL

O PAS- Plano de Atendimento à Saúde- começa amanhã no Campo Limpo (zona sul de SP) com um desafio: adequar o atendimento a uma região com alto índice de mortalidade por violência.
O diretor do módulo Campo Limpo, Antônio Vicente Delamanha, confirmou a preocupação com a mortalidade provocada pela violência na região.
Segundo ele, nos últimos meses o hospital contratou mais neurocirurgiões e ortopedistas e comprou equipamentos para atender as vítimas da violência.
A zona sul é uma das regiões onde ocorrem mais assassinatos em São Paulo, segundo os dados da Secretaria da Segurança Pública. Só no fim-de-semana passado 12 homicídios ocorreram na região.
A expectativa da Secretaria é que sejam atendidas pelas 24 unidades do PAS no Campo Limpo cerca de 530 mil pessoas. A população local é de 865 mil habitantes.
A região tem também um dos maiores índices de crescimentos demográficos, o que, segundo a secretaria, torna a área "crítica".
No hospital de referência do módulo, o Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, até ontem não havia clínico geral, ginecologista e cardiologista.
O diretor da Administração Regional de Saúde responsável pelo hospital, Primo Curti, não admitiu a falta de médicos. "Com a implantação do PAS os problemas serão resolvidos."
O número de médicos no hospital, segundo o secretário municipal da Saúde, Roberto Paulo Richter, será reduzido de 750 para 500.
Com a implantação do PAS, a direção dos hospitais municipais passa da prefeitura para cooperativas de médicos e funcionários. As cooperativas recebem R$ 10 por cliente cadastrado.
O secretário da Saúde afirmou que ainda há 12 módulos a serem implantados. Ele comparou o ritmo de implantação do programa a uma corrida de Fórmula 1.
Roubo
Oito computadores foram roubados ontem da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Moinho Velho (zona oeste de SP).
Segundo Richter, não havia como evitar o roubo. Ele disse que a prefeitura irá comprar novos computadores.

Texto Anterior: Vacina pode ter dose errada de proteína
Próximo Texto: Veja como vai funcionar o PAS no Campo Limpo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.