São Paulo, quarta-feira, 17 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Placa integra funções de modem e controle de som

EDSON MOREIRA

EDSON MOREIRA; MAURICIO PISSIOLI; PATRÍCIA QUEIROZ BUSS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Telecommander 3.500 XL, da Diamond, tem bom desempenho

O sistema Telecommander 3.500 XL, da Diamond, mais conhecida no mercado de PCs pelas suas boas placas controladoras de vídeo, é um exemplo da tendência de unir, em uma única peça, funções que eram providas por duas ou mais placas.
Essa integração é uma idéia muito bem-vinda, principalmente se significa custo menor e mais facilidade de utilização e manutenção.
As funções unificadas pela Diamond são as de controle de áudio e de comunicação via telefone.
Ela oferece todas as funcionalidades de uma placa de áudio do tipo Sound Blaster (incluindo-se o controle de CD-ROM) e ainda as de um bom fax/modem, permitindo acesso remoto a vários serviços, inclusive à Internet.
Se comparados apenas os preços de hardware, à primeira vista não é um bom negócio optar pela unificação das funções. A relação custo/benefício melhora por causa da quantidade e da qualidade dos programas que acompanham a placa, mais a facilidade de uso.
O pacote tem alguns recursos para uso profissional, em especial o fax por demanda e o grande número de caixas postais.
Som estéreo
A placa tem som estéreo de 16 bits e frequências de até 48 KHz, o que proporciona qualidade de CD.
Acompanham o pacote alguns aplicativos básicos: CD-Player, que permite tocar CDs de música a partir do drive de CD-ROM, Midi-Player, para tocar arquivos do tipo Midi, Wave-Player, para tocar músicas digitalizadas no formato .wav, e um mixer com cinco memórias programáveis que controla os volumes de CD, do Midi-Player, do Wave-Player, da entrada line-in e do microfone.
Todos esses aplicativos podem ser visualizados e controlados a partir do "Media Rack", que é um software que simula um aparelho de som real. Conta também com um "talk clock", relógio digital que "fala" a hora e a data.
O sistema tem recursos para editar arquivos .wav e midi. O Wave Editor permite operações como adição de ecos, remoção de silêncio no início e fim de músicas, controle de velocidade e volume da música e funções para mixagens.
Esses recursos são limitados: não permitem ajustes finos, o que pode ser encontrado em outros aplicativos similares. Outro ponto negativo: não é possível visualizar os dois canais estéreo simultaneamente.
Com o Presto Arranger, o usuário pode modificar músicas pré-gravadas ou ainda compor suas próprias músicas.
Há recursos como metrônomo, determinação do formado dos compassos, ajuste de volume e tom e escolha do tipo de instrumento para cada música.
Para compor, dá para usar o teclado virtual, que oferece uma lista de instrumentos cujos sons são sintetizados na própria placa. Também é possível ligar um teclado externo à porta Midi da placa.
O Wave Editor e o Presto Arranger não são destinados a aplicações profissionais.

Colaboraram Mauricio Pissioli e Patrícia Queiroz Buss.

Texto Anterior: Nem tudo na Internet é útil
Próximo Texto: Instalação tem dificuldades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.