São Paulo, quarta-feira, 17 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartão PCMCIA agora tem várias funções

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Criados para tornar possível a comunicação por computação móvel, os cartões padrão PCMCIA ganham cada vez mais funções.
A Motorola, por exemplo, está lançando no país três modelos de cartões que ampliam o acesso remoto a informações.
O modelo Mariner, mais completo, permite a conexão com redes locais de computadores, transmissão e recepção de dados e mensagens por telefone celular e pager.
Assim, com um único acessório, um vendedor munido de notebook e celular pode, de qualquer lugar do país, consultar estoques e listas de preços, transmitir o pedido da mercadoria para sua empresa e receber mensagens de pager.
Som ambulante
Mais voltada para a multimídia portátil é a nova família de cartões PCMCIA da NewMedia que a ICC do Brasil está lançando.
O WAVjammer, que funciona como placa de som de 16 bits estéreo, já está disponível. E, em duas semanas, deve chegar o GAMEjammer, placa para games.
Faz parte também dessa família o Multimedia Combo, que reúne funções de placa de som estéreo de 16 bits com um adaptador SCSI 2, para a conexão de periféricos.
O esforço da indústria de cartões PCMCIA para equipar os portáteis com os mesmos recursos dos micros de mesa não pára por aí.
Foi aprovado em março, pela associação do setor, o cartão Zoomed Video (ZV), desenvolvido pela Cirrus Logic. O ZV vai facilitar a captura de imagens e videoconferência pelo notebook.
Dentro de dois a três meses, a Motorola pretende trazer o SecurID. É um cartão fax/modem com senha encriptada para aumentar a segurança das redes de computadores das empresas.
Os SecurID são feitos sob encomenda e pré-programados.
Entre os cartões ainda em projeto, destacam-se os que trarão antena embutida, para a comunicação sem fio, por raio infravermelho.

Texto Anterior: Organize o menu Iniciar do "Win95"
Próximo Texto: PCMCIA tem endereço na rede mundial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.