São Paulo, quarta-feira, 17 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CardBus é nova tendência

DA "PC NOVICE"

Todos os cartões para PCs têm largura e comprimento mais ou menos iguais aos de um cartão de crédito e utilizam um conector de 68 pinos.
A única diferença está na espessura. Os cartões de tipo 1 têm 3,3 mm de espessura, os de tipo 2 têm 5 mm, e os de tipo 3 alcançam 10,5 mm.
Os cartões de tipo 1 são normalmente usados para dispositivos de memória, como cartões RAM, Flash e SRAM (RAM estática, um tipo de RAM mais veloz).
Os cartões de tipo 2, que dominam cerca de 80% do mercado, são geralmente usados em fax/modems, redes locais (LANs) e discos para armazenagem de dados.
Os cartões de tipo 3 são usados para dispositivos mais grossos, como discos rígidos para armazenagem de dados.
Há também fios estendidos, que permitem o acréscimo de componentes externos, como antenas para comunicação por rádio.
CardBus
Em fevereiro de 1995, a associação internacional comercial e de padrões para os cartões PC, a PCMCIA, lançou a primeira importante atualização de seus padrões, desde o lançamento do 2.1, em 1992.
O novo padrão, conhecido por CardBus, apresenta baixa voltagem, múltipla funcionalidade, suporte de endereço de memória direta (DMA) e interface de gerenciamento de energia, tudo para atender um mercado em mutação.
O DMA permite a transferência de dados entre a memória e um periférico "inteligente", sem o envolvimento do chip.
Entre as características e capacidades do CardBus figuram: operação em 32 bits e a 33 MHz, independência da plataforma e sistema operacional, operação a 3,3 volts ou menos, despertador remoto, melhor capacidade de áudio e suporte multifuncional.
Popularidade
As utilizações dos cartões PC vêm aumentando muito, acompanhando a popularidade dos próprios PCs portáteis.
Hoje em dia, a maioria dos notebooks tem pelo menos um ou dois lugares próprios para encaixe de cartões.
"Eles expandem a funcionalidade dos portáteis a tal ponto que a maioria dos usuários opta por um aparelho que inclua capacidade de utilizar cartões PC, não importa o preço", diz Michael Jack, gerente de produto da Thomas-Conrad Corp.
A demanda de cartões PC está aumentando vertiginosamente, e os consumidores estão se beneficiando disso.
Os cartões PC são fáceis de instalar e fáceis de configurar. Podem ser tirados ou inseridos com o computador em funcionamento e são muito versáteis -têm as mesmas capacidades que o PC de mesa.
Futuro
O futuro, segundo Jack, está no CardBus. Sua capacidade de 32 bits, por exemplo, permite uma apresentação de vídeo de melhor qualidade.
"Acho que até o final de 1996 o CardBus será o padrão vigente de fato, e que, com o tempo, ele tomará conta do mercado todo", diz Jack.
O cartão PC está saindo da adolescência para a condição de adulto. Uma explosão na diversidade de produtos e um movimento rumo aos multifuncionais estão em gestação.

Tradução de Clara Allain.

Texto Anterior: PCMCIA tem endereço na rede mundial
Próximo Texto: Evento oferece soft e micros em oferta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.