São Paulo, quarta-feira, 17 de abril de 1996
Texto Anterior | Índice

Soft peca pela parcialidade

Revolução Federalista é tema de programa educativo em CD-ROM

PEDRO PUNTONI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Para aqueles envolvidos nas novas maneiras de aprendizado, um CD-ROM sobre a história do Brasil tem todo o interesse.
O que temos em mãos, "República no Brasil - Revolução Federalista", da NetMídia e da Celepar, deveria ajudar a preencher essa demanda. É, portanto, bem-vindo e deve ser consultado.
Poderíamos estranhar, talvez, o tema. Por que República e Revolução Federalista (1893-94)?
A resposta é fácil, mas compromete a apreciação do produto: trata-se de um patrocínio da prefeitura de Curitiba. Daí o tom oficioso e parcial da história que é contada.
Na verdade, de uma breve introdução aos episódios fundadores da República no Brasil e no Paraná, a narrativa aponta para as implicações da Revolução Federalista na história regional daquele Estado.
A moral da história está na própria capa do CD: "A resistência paranaense afastou o perigo que ameaçava a estabilidade da república e a unidade nacional".
Ora, a idéia, então, é vender o peixe de que o Paraná nos salvou a República e estava, pelo menos na época, no centro da política nacional. Resultado claro das limitações da pesquisa bibliográfica levada a cabo pela equipe responsável e do viés ideológico imperante.
O texto peca pela incerteza: faltam datas e maior clareza quanto a importantes fatos históricos; sobram nomes e pequenos detalhes.
A estrutura de acesso aos verbetes só traz dificuldades para a apreensão da história.
As imagens que acompanham o texto são repetitivas e "correm" muito rapidamente na tela, de modo que o usuário pode atrapalhar-se com tantas informações consecutivas.
Aplicativos de história deveriam se limitar a bons documentários, conduzidos à revelia do usuário, ou a bons instrumentos de pesquisa e estudo, como enciclopédias, dicionários e atlas históricos. O resto é fetiche.

Informações - Celepar: (041) 352-1212

Texto Anterior: Linha da Alfa Digital tem 10% de desconto; IEEE cria laboratório para a rede Internet; Cidade terá shopping center de informática
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.