São Paulo, quarta-feira, 17 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cão virtual late, brinca e não suja o tapete

ELIZABETH PANSKA
DA "PC NOVICE"

Leonard, estrela do programa "Dogz", é um cãozinho de estimação num PC. Ou seja, é uma simulação de cão, com a maioria das qualidades de um cachorrinho de carne e osso.
Leonard come, brinca de buscar um pedaço de pau, rói sapatos, tenta agarrar sua cauda, late quando sente falta de atenção -mas nunca precisa de banho nem deixa detritos indesejáveis pelo chão.
À medida que cresce, desenvolve personalidade própria, e você pode treiná-lo para fazer truques.
O amor que você possa sentir por seu cãozinho simulado não precisa ficar restrito aos limites do seu PC. Você pode levá-lo on line.
Exatamente como os "playgroups", criados para oferecer um ambiente social para cães, a P.F. Magic oferece um serviço semelhante aos proprietários de seus cachorrinhos "Dogz".
Ela tem um endereço na Web (http://www.pfmagic.com/dogz) no qual você pode viver a experiência Dogz, por meio de kits de adoção.
Depois de trazer um cão para dentro de seu PC, você pode filiar-se ao Kennel Club e comunicar-se com outros proprietários de cães Dogz.
Você pode mostrar um retrato de seu cão predileto no Kennel Club, para mostrá-lo aos outros usuários interessados.
Aquário virtual
Outro programa muito procurado no campo dos animais de estimação é o aquário virtual "Aquazone", da Imago.
Ele é realístico sob todos os aspectos que pudemos verificar, a ponto de tornar-se um estorvo.
Nos aquários na vida real, você só precisa alimentar os peixes regularmente e trocar a água de vez em quando para assegurar que cheguem a uma velhice feliz.
Isso pode não se aplicar ao "Aquazone". Depois que você começa a colocar os peixes, flocos de ração vão caindo para o fundo do aquário e contribuem para aumentar a sujeira presente na água. Seus peixinhos podem morrer, boiando de barriga para cima.
No afã de representar a realidade de um aquário, a Imago exagerou na dose. Seus peixes exigem cuidados constantes.
Morrer de fome está longe de ser o único final triste que pode acontecer a esses pobres peixinhos.
Nossos peixes perfeitamente saudáveis, que já estavam se reproduzindo normalmente, morreram todos, da noite para o dia, de diversas doenças.
Pescaria
"Gone Fishin"', que reproduz uma pescaria, é outra simulação talvez excessivamente realística.
Imagine-se reclinado num barco, com uma brisa leve soprando e as ondinhas lambendo os lados da embarcação. Você arremessa o anzol, puxa, arremessa de novo, tudo com o mouse.
Depois de horas, você sente que um peixe morde a isca. Apesar de toda a tecnologia computadorizada embutida na simulação, o processo de conseguir que um peixe pegue a isca não é acelerado.
Quando isso finalmente acontece você enrola a carretilha, deixa o peixe puxar um pouco, enrola de novo e finalmente o puxa até o barco, para constatar que ele mede 15 cm e pesa 115 gramas.
"Gone Fishin' " pode ser usado para descobrir quais as iscas apropriadas para cada tipo de peixe. A simulação toda é tanto melhor quanto maior for a capacidade de seu monitor e de sua placa de som.
Você pode desfrutar de um dos principais prazeres de uma pescaria: ficar no meio de um ambiente tranquilo, relaxando e curtindo a natureza -na sua própria sala ou em um escritório barulhento.

Texto Anterior: FRASES
Próximo Texto: Mac pede desculpas por erros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.