São Paulo, quinta-feira, 18 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Saída estratégica; Trocando as bolas; Tucano camicase; Marasmo federal; Pão de queijo; Efeito cascata; Síndrome de Mandrake; Lobby cor-de-rosa; Rede de intrigas; Corpo fora; Arestas internas; Alça de mira; Volta à tona; TV paga; Pau e pedra; Visita à Folha

Saída estratégica
Pegou tão mal falar em reeleição que a mais nova versão dos tucanos do Planalto é de que a tese já naufragou definitivamente para FHC. A ordem é tentar colocar no noticiário que o tema morreu. Acredite quem quiser.

Trocando as bolas
Ao embarcar ontem em Belo Oriente (MG), FHC respondeu com um sonoro "sim" quando indagado se a reforma ia sair. Ao saber que se tratava da ministerial, voltou ao tema e, sorrindo, declarou: "Não, essa não".

Tucano camicase
Ao colocar em debate a reeleição, FHC empurrou o PPB para um rompimento quase que definitivo. O presidente antecipou a discussão de sua sucessão, o que contraria o projeto de Maluf. Ruim para FHC, que precisa do PPB para aprovar as reformas.

Marasmo federal
O Congresso viveu um dia morno ontem. Faltou iniciativa política do governo. "O presidente faz bem a coordenação política no atacado, mas falta fazê-la também no varejo", diz o líder Michel Temer (PMDB-SP).

Pão de queijo
Rindo à toa, os amigos de Itamar agradecem a FHC. Graças à precipitada manobra pela reeleição, Itamar virou a estrela política de Brasília em uma semana ruim para o governo FHC.

Efeito cascata
A Comissão de Finanças da Câmara aprovou ontem a criação de 383 cargos no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. Há mais projetos similares.

Síndrome de Mandrake
Enviada ao Congresso, a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 97 é uma ficção. O governo já avisou que vai mandar um anexo com as metas e prioridades.

Lobby cor-de-rosa
A bancada feminina na Câmara, coordenada por Marta Suplicy (PT-SP), reúne-se hoje com Serra. Vai pedir contrapartida em um empréstimo externo para um curso de formação política das candidatas a vereadoras.

Rede de intrigas
O presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, confidenciou a amigos que está sendo fritado no Planalto. Mais precisamente por José Serra. Mas diz que não sai enquanto não concluir sua "missão" no BC.

Corpo fora
Segundo Loyola, Serra queria que o aumento dos funcionários do BC fosse decretado sem que o Conselho Monetário Nacional fosse consultado. Mas Loyola preferiu exigir o aval do CMN.

Arestas internas
Cotado para o lugar de Gustavo Loyola na presidência do BC, o economista Chico Lopes tem um problema: divergências com o diretor de Assuntos Internacionais, Gustavo Franco, sobre as políticas monetária e cambial.

Alça de mira
Se a Câmara quiser cassa mesmo o mandato de Marquinho Chedid (PSD-SP) por subornar bicheiros. Autorizada pelo STF, a pesquisa feita em seus telefones comprova várias ligações entre o deputado e o esquema do bicho.

Volta à tona
Sumido desde que deixou o Incra por envolvimento no grampo do embaixador Júlio César Santos, Francisco Graziano reaparece amanhã, em Praia Grande (SP). Fala para sindicalistas sobre assentamentos rurais.

TV paga
Os baianos estão impressionados com o volume de propaganda na TV da prefeita de Salvador, Lídice da Mata (PSDB). A ofensiva de marketing é uma tentativa de melhorar a aprovação da prefeita na reta final do governo.

Pau e pedra
O PT de Santos está em guerra para a prévia que escolhe seu prefeiturável, no domingo. Foram impugnadas 800 filiações feitas por Sueli Maia, candidata do prefeito David Capistrano. Telma de Souza é favorita.

Visita à Folha
A candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Luiza Erundina de Souza, visitou ontem a Folha, onde foi recebida em almoço. Estava acompanhada do presidente do Diretório Municipal, Jilmar Tatto, e do assessor de imprensa, Robson Moreira.

TIROTEIO
De Esperidião Amin (PPB-SC), julgando desleal a forma como aliados de FHC falaram em dar um ministério ao partido em troca de apoio às reformas:
- O PPB não quer um ministério. O PPB quer o ministério.

Próximo Texto: Prefeitura participativa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.