São Paulo, quinta-feira, 18 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Contaminação inutiliza 40% das vacinas

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

O Instituto Bio-Manguinhos, responsável pela fabricação da vacina contra meningite tipo C usada em Campinas, perdeu 38,6% de sua produção de vacinas no ano passado. A principal causa da perda foi contaminação.
O principal foco de contaminação ocorreu durante o processo de colocação da vacina nos frascos.
O produto não chegou a ser distribuído. A contaminação foi detectada antes pelo departamento de controle de qualidade do Bio-Manguinhos e pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).
Consultores internacionais foram contratados para assessorar a instituição. Laboratórios passaram por obras, e equipamentos foram ajustados.
Credibilidade
João Quental, 44, diretor do Bio-Manguinhos, disse ontem que o problema de contaminação já foi resolvido, e que as vacinas contra meningite C usadas em Campinas haviam sido aprovadas pelos controles de qualidade do Bio-Manguinhos e do INCQS.
"Não posso descartar a hipótese de ter havido contaminação aqui, mas também não tenho provas para dizer que houve. Se tiver acontecido aqui, nós vamos assumir nosso erro", disse Quental.
A perda de 38,6% da produção e as reações registradas em Campinas podem, segundo Quental, "fragilizar a credibilidade" da instituição. "Mesmo ressaltando que a perda faz parte de qualquer linha de produção e que nunca saiu daqui nenhuma vacina que causasse problemas à população, há o risco de atingir nossa credibilidade."
Quental não soube estimar o valor do prejuízo causado pela inutilização do produto.
Paulo Buss afirmou ainda não ter nenhum indício do que possa ter acontecido com a vacina aplicada em Campinas, mas afirmou não haver risco de sequelas ou de algum tipo de contaminação para aqueles que apresentaram reação.
Os técnicos da Fiocruz não sabem, no entanto, se quem tomou a vacina está imunizado. Para isso, serão feitos testes de acompanhamento nas pessoas que apresentaram reação e nas que não apresentaram, para estudo comparativo.

LEIA MAIS na pág. 3

Próximo Texto: 'Temos certeza de que é segura'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.