São Paulo, quinta-feira, 18 de abril de 1996
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Produtos sofisticados têm maior participação

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A indústria de eletrodomésticos caracteriza-se, no período pós-Real, pelo contínuo aumento de vendas e pela maior demanda por produtos mais sofisticados.
Pesquisa da Eletros (associação das indústrias do setor) mostra que TVs sofisticadas, com som estéreo ou tela grande, representavam 13% das vendas do produto no segundo semestre de 95.
No primeiro semestre de 94, antes do Plano Real, esse segmento equivalia a 7% do setor.
A participação dos fogões "populares" (mais baratos) caiu de 74% (94) para 66% (95). A parcela dos ferros a vapor passou de 21% para 28% no mesmo período.
"Há uma demanda por produtos mais sofisticados, principalmente nos bens de menor valor."
Nos bens de maior valor, essa tendência não é verificada. A participação dos congeladores de até 190 litros (mais simples) passou de 20% (94) para 32% (95).
Vendas
Em março, a indústria registrou novo aumento de venda. No mês, o setor vendeu 3,9 milhões de produtos, valor 10,45% maior que o registrado em fevereiro e 29,2% superior ao de março de 1995.
Com o resultado, o primeiro trimestre acumula vendas 31,74% maiores que as registradas em igual período do ano passado.
"As vendas devem continuar aquecidas, impulsionadas pelo Dia das Mães", diz Macedo.
Os produtos de imagem e som, com crescimento de 49,37% nas vendas, lideraram o aumento em março, comparado com o mesmo mês de 95. Já as vendas da linha branca cresceram 8,32% e as de portáteis, 7,75%.
No trimestre, imagem e som venderam 51,30% mais e linha branca, 13,97%. Os portáteis caíram 2,09% devido à importação e contrabando, segundo a Eletros.
Nem mesmo a redução das alíquotas de importação, que caíram para 35% em abril, deve prejudicar o setor, na análise de Macedo.
"Há um consenso na indústria de que 30% a 35% ainda é uma alíquota de proteção, principalmente para os produtos básicos."

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