São Paulo, quinta-feira, 18 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salgado fala da migração

Brasileiro, que pesquisa o fluxo dos povos, vai à USP dia 23

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O fotógrafo Sebastião Salgado, 52, realiza no próximo dia 23, no IEA (Instituto de Estudos Avançados da USP), uma palestra sobre os fluxos migratórios do mundo.
O tema é um projeto que o fotógrafo está desenvolvendo desde 1994. O objetivo é analisar as mudanças populacionais causadas, principalmente, pelas questões econômicas.
"Trata-se de um fenômeno mundial de globalização, que se verifica pelos números. Em meados da década de 80, cerca de 20 milhões de pessoas haviam deixado seus países em todo o mundo, especialmente na África, na Ásia e na América Latina. Em 95, esse número já havia passado a 110 milhões", explica Salgado.
Migração para trabalho não é tudo. Há também um fluxo de refugiados pelo mundo, que passou de 4 milhões para 25 milhões em apenas quatro anos.
Além da palestra, também será mostrado um audiovisual com trilha sonora musical, com cerca de 30 minutos de duração, e composto de 300 slides, que resumem a idéia de seu trabalho.
Sempre em preto-e-branco, as fotos estão sendo publicadas com exclusividade pela Folha e retratam os refugiados na ex-Iugoslávia, a guerra civil de Ruanda e a entrada dos russos nos EUA.
O fotógrafo está no Brasil desde o início deste mês, documentando São Paulo e sua histórica corrente migratória.
Também faz parte de seus planos fotografar o movimento dos trabalhadores sem-terra. Segundo ele, uma matéria fascinante pela persistência com que lutam pela terra.
"Eles resistem ao movimento migratório e permanecem no campo, ocupando todos os Estados brasileiros. Uma massa que forma 20% da população", diz Salgado.
Nascido em Minas e graduado em Economia pela USP, Salgado será entrevistado, nesta segunda-feira, pelo programa "Roda Viva", da TV Cultura.

Palestra: Migração no Mundo
Quando: terça-feira, dia 23, às 17h
Onde: Auditório do Departamento de Música da ECA-USP, (r. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, Cidade Universitária, zona oeste de S. Paulo, tel. 011/818-3919)
Entrada: franca

Texto Anterior: Caetano, Milton e Emílio são indicados
Próximo Texto: Madonna faz acordo com pai do bebê
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.