São Paulo, quinta-feira, 18 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espectador oscila entre real e ilusório

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Os fãs do "whodunit" -policiais que giram em torno de descobrir quem é o culpado- têm tudo para gostar deste filme.
Na verdade, o roteirista Christopher McQuarrie trabalha, em "Os Suspeitos", com uma variação do gênero. Trata-se de descobrir a identidade do arquicriminoso Keyser Sose.
McQuarrie tem habilidade bastante para ter ganho o Oscar de melhor roteiro original.
Ele desenterra um velho princípio do policial: a diferença entre o que de fato acontece (o real) e aquilo em que é levado a crer (a ficção, o ilusório).
Como seguimos a trama pela ótica do policial (Chazz Palmintieri) ou do personagem principal -Dean Keaton (Gabriel Byrne)-, somos comparsas da maneira como eles apreendem as coisas, e que não é necessariamente a mais correta.
Também o diretor Brian Singer faz um bom trabalho. Sequência a sequência, imprime vivacidade à ação e dá tensão aos inúmeros conflitos. E Kevin Spacey (Oscar de coadjuvante) é uma mão na roda.
Mas em "Os Suspeitos" as virtudes coincidem com os defeitos. Em vez da grande tradição do policial, em que o espectador é chamado a raciocionar junto com o detetive o tempo todo, como comparsa da investigação, aqui existe uma barreira: os pontos de vista variam o suficiente para que o fator desorientação, em vez de acessório, se torne a essência da ficção.
Os autores abusam de sua capacidade de nos induzir em erro, de modo a conduzir a trama à surpresa final. Mas esse é um problema que o "whodunit" raramente contorna.

Filme: Os Suspeitos
Produção: EUA, 1995
Direção: Brian Singer
Com: Gabriel Byrne, Kevin Spacey
Quando: a partir de amanhã nos cines Olido 1, Bristol, Iguatemi 1 e circuito

O culpado é Roger "Verbal" Kint (Kevin Spacey)

Texto Anterior: O culpado é...
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.