São Paulo, quinta-feira, 18 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santo Antônio é tema de exposição

DA REDAÇÃO

A exposição "Santo Antônio - O Santo do Menino Jesus", que começa hoje no Masp, pretende traçar um panorama da arte portuguesa dedicada ao santo. Reúne obras do século 13 ao século 20, divididas em cinco partes.
Na primeira, chamada de "O tempo português de Santo Antônio", há uma série de objetos relacionados à época em que Fernando Martins ou de Bulhões (o Santo Antônio) viveu. Cruzes, imagens, um livro e capitéis que retratam animais como leões e sereias dão uma idéia da arte do período.
"Do santo franciscano ao Santo do Menino Jesus" mostra representações franciscanas anônimas, inclusive as mais famosas, em que ele está junto do menino Jesus.
Portugal
O núcleo "Santo Antônio e a arte em Portugal" se divide em duas partes. Uma delas é dedicada à escultura e à pintura portuguesa, flamenga e luso-flamenga do século 16. Na outra, há outros tipos de trabalhos, incluindo o azulejo, a talha e a ourivesaria, realizados entre os séculos 13 e 19.
Desenhos e gravuras de Vieira Lusitano (Francisco Vieira de Matos), que viveu no século 18, também podem ser observados. Santo Antônio é uma presença constante no conjunto de sua obra. A gravura "Santo Antônio e o Pinheiro" é vista como uma homenagem ao santo por ter escapado de um atentado organizado pela família de sua mulher.
Trabalhos de Domingos Antônio de Sequeira completam o segmento "Um artista devoto: Vieira Lusitano".
A última parte dedica-se à arte popular, concentrando 14 peças, inclusive tronos e imagens em barro que participam das festas dedicadas ao santo.
Biografia
Fernando Martins ou de Bulhões nasceu em Lisboa, por volta de 1195. Estudante do Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, tornou-se sacerdote.
Na mesma cidade, entrou em contato com frades mendicantes e franciscanos. Peregrinou pela Itália e pelo sul da França, pregando e ensinando teologia aos frades. Foi canonizado 11 meses após sua morte, que ocorreu em 1231.
Santo Antônio foi escolhido por ser uma das imagens mais fortes junto ao povo português.
A mostra faz parte do programa "Portugal: Descubra um Novo País", que visa um maior intercâmbio cultural e uma revitalização da imagem do país no Brasil.

Exposição: Santo Antônio - O Santo do Menino Jesus
Onde: Masp, salão do 1º andar (av. Paulista, 1.578, tel. 251-5644).
Horário: Terça, quarta, sexta, sábado e domingo das 11h às 18h. Quinta das 11h às 20h. Até 16 de junho
Quanto: R$ 3 Às quintas, entrada franca

Texto Anterior: Conheça a programação de São Paulo
Próximo Texto: Canadá Capital São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.