São Paulo, sexta-feira, 19 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Daria nota 0,5 para a atuação do governo'

DO ENVIADO ESPECIAL

O presidente do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), d. Aparecido José Dias, também fez duras críticas ao governo Fernando Henrique: "Sendo generoso, eu daria nota 0,5 para a atuação de seu governo na área indígena".
Dias foi escolhido pelos bispos para falar pela CNBB devido ao "Dia do Índio", comemorado hoje. Ele criticou especialmente o decreto 1.775, de 1996, que dá o direito de contestação aos proprietários que se sentiram prejudicados na demarcação de áreas indígenas.
Segundo o presidente do Cimi, desde que foi baixado o decreto, entraram 1.134 contestações na Funai. "O que o governo Fernando Henrique fez pelos índios além desse nefasto decreto? Nada."
Segundo ele, FHC editou o decreto para fazer "barganha política" com governadores e prefeitos que querem reduzir as reservas.

Texto Anterior: Bispos dão nota 4 para reforma agrária
Próximo Texto: FHC afirma que 'cansou de negociação'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.