São Paulo, sexta-feira, 19 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PDT abre ação no STF contra celular

Partido diz que decreto fere lei

ELVIRA LOBATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) entrou ontem com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra o decreto que regulamentou a venda de concessões para telefonia celular privada.
A ação foi protocolada no STF pelo advogado Gustavo Caputo, a pedido do líder do PDT na Câmara, deputado Miro Teixeira (RJ).
O principal argumento do PDT é que o decreto 1.719/95 contraria a emenda constitucional que aprovou a quebra do monopólio estatal das telecomunicações.
Segundo Caputo, esses regulamentos só poderiam ser fixados pelo Congresso Nacional, por lei específica. O decreto, aprovado pelo presidente Fernando Henrique em 28 de novembro de 95, também regulamenta a venda de concessões para os serviços de radiochamada e de TV paga.
A ação pode atrasar o projeto de abertura do mercado para TV paga. O governo pretendia lançar editais ainda neste semestre.

Texto Anterior: Videocassete pode ficar "velho"
Próximo Texto: Odebrecht fatura em 95 R$ 3,7 bi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.