São Paulo, sexta-feira, 19 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet atrai fãs de repertório lírico

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Duas das mais expressivas sopranos do repertório wagneriano -Kirsten Flagstad (1895-1962) e Lotte Lehmann (1888-1976)- estavam no mesmo elenco de uma montagem de "As Valquírias", em 13 de novembro de 1936.
Aconteceu em San Francisco, nos Estados Unidos. Foi a primeira e única vez em que ambas se exibiram juntas. A ópera não foi transmitida pelo rádio. Nenhum disco chegou a ser gravado.
Mas um trecho com menos de um minuto daquela montagem pode ser ouvido pela Internet. Basta ter placa de som no computador e acessar a página do arquivo sonoro da Universidade de Stanford.
Anote: http.www-sul.stanford.edu/depts/ars/ars.html.
Essa é uma das boas surpresas que a rede mundial de computadores reserva para quem gosta do repertório lírico.
Como ressalva importante, há o fato de a Internet ser bem mais pobre que uma enciclopédia de ópera em CD-ROM. Há muito pouco ou nada de sopranos como Anna Moffo, Elizabeth Schwarzkopf ou Gwyneth Jones.
Elas aparecem como eventuais figurantes nas páginas das gravadoras com as quais mantinham ou mantêm contrato. O que, a rigor, já é um regalo para qualquer melômano, porque com isso é possível obter de cada artista uma discografia mais ou menos exaustiva.
Para conectar esses catálogos, use um índice como o Yahoo ou um programa de busca como o Lycos ou o Alta Vista.
Para os artistas principiantes, a Internet se tornou um meio de propagar currículos ou procurar recitais. Para quem, além de música, está interessado em "algo mais", no endereço www.wweek.com/personals há o anúncio classificado de uma "viúva, ex-cantora de ópera russa, com 52 anos" (meio gordinha: ela tem 1,52m e pesa 63 kg).

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Informações são inéditas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.