São Paulo, sexta-feira, 19 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Quíntuplos" encena a loucura cotidiana

ELVIS CESAR BONASSA
DA REPORTAGEM LOCAL

"Quíntuplos", do porto-riquenho Luis Rafael Sánchez, montada pelo Grupo Ornitorrinco, estréia hoje em São Paulo. A peça é uma sequência de monólogos dos personagens gêmeos, três irmãs e dois irmãos, os quíntuplos do título.
Os cinco gêmeos viajam pelo mundo, para se apresentar em congressos. São atrações exóticas, seguindo sempre um roteiro montado pelo pai. Numa das apresentações, o pai permite que eles improvisem, revelando conflitos familiares e interiores.
As três gêmeas são interpretadas por Christiane Tricerri (a Rainha das Fadas na montagem de "Sonhos de Uma Noite de Verão", do próprio Ornitorrinco). Os dois irmãos e o pai, por Luciano Chirolli.
Cada gêmeo tem uma característica psicológica marcante. Tricerri percorre, com seus personagens, três personalidades perturbadas: uma é louca, a outra neurótica, a terceira hipocondríaca.
"Os personagens permitem usar linguagens diferentes", diz Tricerri. A primeira gêmea é uma vedete aspirando a se tornar mito. Para formá-la, Tricerri foi buscar imagens de estrelas de cinema.
A segunda, uma lésbica reprimida, Tricerri compõe com traços expressionistas, com referências ao cinema alemão da década de 20.
A terceira gêmea é uma dona de casa hipocondríaca, que põe o bebê no forno e o bolo na geladeira. A mais evidentemente louca, a atriz vive de forma mais próxima ao realismo. "É loucura cotidiana."
Chirolli também interpreta personagens extremos: um gêmeo bastante espalhafatoso, outro muito tímido.
Os cenários e figurinos de Patrício Bisso compõem um clima de latinidade meio brega. É uma atmosfera circense, não explícita, que aparece em vários momentos graças ao uso da iluminação.
A peça inclui participação do público em algumas cenas. Mas Christiane Tricerri diz que não serão "violentas". "Eu faço algumas cenas com homens da platéia, mas é tudo muito carinhoso, é uma relação bem afetiva. Não vou estuprar ninguém."

Peça: Quíntuplos, de Luis Rafael Sánchez
Direção: Maria Alice Vergueiro
Com: Christiane Tricerri e Luciano Chirolli
Quando: estréia hoje, às 21h
Onde: Teatro Hilton (av. Ipiranga, 165, tel. 011/259-6508)
Quanto: R$ 17 a R$ 25

Texto Anterior: Diaz mantém o melodrama à distância
Próximo Texto: Roberto Carlos vê 'Brasil S/A'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.