São Paulo, sexta-feira, 19 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caixa faz arqueologia do Led Zeppelin

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

Com três anos de atraso, chega ao Brasil a caixa "Led Zeppelin - The Complete Studio Recordings", que reúne, num único pacote, toda a discografia oficial da banda setentista inglesa.
Não é nada barato. São dez CDs que agrupam os oito discos originais de estúdio da banda (um deles duplo, separado em dois CDs), mais o póstumo "Coda" (82).
O pacote é luxuoso: são cinco livros em formato CD, de capa dura, cada um reunindo dois CDs, com fotos que reproduzem, página a página, capas, contracapas e encartes dos discos originais.
Um sexto livro, de 56 páginas, agrupa abundante material fotográfico do Led, as fichas de todos os discos e texto biográfico do jornalista e cineasta Cameron Crowe.
Histórico
O Led Zeppelin nasceu das cinzas de outro supergrupo, Yardbirds. Em 1968, os Yardbirds haviam se dissolvido, e o guitarrista Jimmy Page, hoje com 52, procurava músicos para refazer o grupo. Convidou o baixista John Paul Jones, 50, e descobriu num show o vocalista Robert Plant, 47 -que trouxe o baterista John Bonham (1948-80).
Ao final de 69, a banda já lançava suas garras sobre o cenário musical, namorando de longe o gênero progressivo, que ameaçava conquistar o planeta.
"Stairway to Heaven"
Com o lançamento da faixa "Stairway to Heaven" (71) e do LP "Houses of the Holy" (73), a banda se transformou na maior vendedora de discos do planeta.
Ao mesmo tempo, fincou pé na história como fundadora do hard rock e precursora de gêneros agressivos como o heavy metal.
Mas a ciranda fama-poder-mulheres-drogas pesadas foi atirando, após o ápice de "Physical Grafitti" (75), os primeiros estilhaços de decadência na trajetória do Led.
Seguiram-se discos menos furiosos (como "Presence", de 1976), e o fluxo criativo desacelerou-se.
Chegava a hora de o Zeppelin encontrar opositores. A nada roqueira discothéque invadia o planeta, apropriando-se zombeteiramente do lema "Dancing Days", forjado -quem diria!- pelo Led.
Só faltava um pretexto para o fim. Ele veio no final de 1980: Bonham morreu sufocado pelo próprio vômito, o que levou os remanescentes a anunciar a impossibilidade de continuar. E o rock setentista do Led Zeppelin não chegou a vislumbrar a década de 80.

Caixa: The Complete Studio Recordings
Lançamento: Atlantic/Wea
Preço: R$ 220, em média

Texto Anterior: Roberto Carlos vê 'Brasil S/A'
Próximo Texto: Saiba quais são os trabalhos incluídos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.