São Paulo, sábado, 20 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Sinuca de bico; Os franciscanos; Arrependimento tardio; Rodízio federal; Medida de exceção; Alívio tucano; Solidariedade jurídica; Retiro estratégico; Pingue-pongue; Paraíso do crime; Medida extrema; Festa portuguesa; Inanição financeira; Sentença de morte; Bode expiatório; Viagem oficial

DE MARCELO DEDA (PT-SE), SOBRE A CHACINA DOS SEM-TERRA:

Sinuca de bico
FHC telefonou para um cacique do PPB e marcou reunião no início da próxima semana. O Ministério da Agricultura não vai para o PPB. O governo quer dar outra pasta, mas o partido começa a achar que não compensa.

Os franciscanos
O baixo clero da bancada do PPB quer um ministério a todo o custo, no estilo "é dando que se recebe". Mas lideranças do partido, como Delfim, avaliam que a relação custo-benefício é mais negativa do que positiva.

Arrependimento tardio
A demissão de Andrade Vieira estava decidida há uma semana. Na audiência de ontem com FHC, o ministro tentou voltar atrás. A tentativa não deu certo. Mas Andrade Vieira pediu e ganhou uma semana de lambuja.

Rodízio federal
Com a diminuição da chance de o PPB ir para a Agricultura, pipocavam apostas sobre a pasta a ser ocupada pelos malufistas. Uma delas era a ida de Odacir Klein (Transportes) para a Agricultura. A vaga iria para o PPB.

Medida de exceção
Lideranças do governo se reúnem na próxima terça-feira para acabar de vez com a festa da oposição com os destaques de votação em separado. O governo quer preparar terreno para a votação da reforma administrativa. Vai ligar o tratar no Congresso.

Alívio tucano
Serra não precisa ficar preocupado. Delfim promete recusar o Ministério da Agricultura se a pasta for oferecida a ele. No governo Figueiredo, Delfim começou na Agricultura e terminou no Ministério do Planejamento.

Solidariedade jurídica
Parabenizando a decisão de suspender a reforma da Previdência, Marco Aurélio de Mello, ministro do STF, recebeu telegramas dos advogados Dalmo Dallari, Celso Bastos, Ives Gandra e Goffredo da Silva Telles.

Retiro estratégico
O secretário da Segurança Pública paulista, José Afonso da Silva, pediu licença de um mês para descansar com a família na Europa. Em conversa com Covas, garantiu voltar ao posto. Para tristeza de alguns tucanos.

Pingue-pongue
Presidente do PMDB paulista, Jaime Gimenez diz que Barros Munhoz, coordenador da campanha de Rossi, é o responsáveis pelo calote da eleição ao governo de São Paulo em 94. "O PMDB não tem nada com isso."

Paraíso do crime
Dados levantados pela Human Rights indicam que, nos últimos 15 anos, houve 200 assassinatos em conflitos de terras no Pará. Apenas três desses casos foram a julgamento. E há apenas um único criminoso na cadeia.

Medida extrema
Há tanta preocupação com a impunidade no Pará que entidades de direitos humanos chegam a defender a intervenção do governo federal naquele Estado. O inciso 7 do artigo 34 da Constituição prevê medidas desse tipo.

Festa portuguesa
José Dirceu foi vestido a caráter à recepção que Carlito Maia ofereceu anteontem ao premiê António Guterres. Na lapela, usava um cravo vermelho, símbolo da revolução que acabou com a ditadura portuguesa.

Inanição financeira
Se o Plano Nacional de Direitos Humanos já tivesse sido aprovado, os cofres do Pará iam ficar vazios. O plano proíbe repasse de verbas para Estados que desrespeitem os direitos humanos.

Sentença de morte
A chacina do Pará deu às ONGs de direitos humanos argumento definitivo para que crimes desse tipo sejam transferidos da Justiça militar para a comum. Aprovado na Câmara, projeto nesse sentido encalhou no Senado.

Bode expiatório
O Planalto quer sinalizar mais claramente para a opinião pública que a chacina do Pará não ficará impune. Sugere ao governo do Pará mais punições. O secretário da Segurança pode cair.

Viagem oficial
O embaixador do Brasil nos EUA, Paulo Tarso Flecha de Lima, chega ao Brasil no dia 26. Vem para cerimônia dos 50 anos do Instituto Rio Branco, no Rio.

TIROTEIO
- Se FHC usasse com a reforma agrária 1% da energia que gastou com as reformas econômicas e da Previdência, economizaria muitas vidas no país.

Próximo Texto: História de pescador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.