São Paulo, sábado, 20 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toxina é confirmada

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Pesquisadores da Universidade de Ohio (EUA) constataram a presença da toxina microcistina-LR em vísceras de vítimas da hemodiálise e na água usada para o tratamento no IDR (Instituto de Doenças Renais).
A informação é do secretário da Saúde de Pernambuco, Jarbas Barbosa. Segundo ele, os exames não confirmaram a presença da toxina na água tratada. O produto usado pela clínica não tinha tratamento.
A microcistina-LR, produzida por uma microalga comum em mananciais do Nordeste, foi encontrada, segundo Barbosa, na barragem Tabocas, que abastece Caruaru, no carro-pipa que levava o produto ao IDR e no reservatório da clínica.
A toxina, que teria contaminado 126 doentes renais e provocado até ontem 38 das 42 mortes registradas após o dia 20 de fevereiro, foi detectada em seis amostras de fígado e nove de sangue remetidas aos EUA.

Texto Anterior: Vigilância autua 14 das 15 clínicas de PE
Próximo Texto: Jatene estuda financiar equipamentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.