São Paulo, sábado, 20 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santo André opera catarata de graça

CLAUDIA VARELLA
DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

Sessenta médicos da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André (Grande São Paulo), operam hoje 115 moradores de São Bernardo que sofrem de catarata. As cirurgias são gratuitas.
A catarata é o embaçamento do cristalino (uma lente do olho que fica atrás da pupila). A doença é uma das principais causas de cegueira reversível do mundo.
A parceria foi firmada entre a faculdade e a Prefeitura de São Bernardo. O projeto faz parte da campanha nacional de prevenção da cegueira.
O secretário municipal da Saúde, Euclides Fernandes Júnior, 52, disse que parte das despesas foi coberta pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O custo de uma cirurgia particular é R$ 2.500.
O professor e oftalmologista José Ricardo Lima Rehder, coordenador do projeto, disse que as pessoas que serão beneficiadas com a cirurgia têm mais de 50 anos e capacidade visual inferior a 20%.
A partir de 1º de maio, até 30 de junho, o projeto vai reiniciar o cadastramento das pessoas com deficiência visual. Os interessados devem se cadastrar na UBS mais próxima de casa. A data da próxima cirurgia ainda não foi definida.

Texto Anterior: Donos do IDR são sócios de cinco clínicas
Próximo Texto: Campinas antecipa nova vacinação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.