São Paulo, segunda-feira, 22 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Importados vão custar menos na UD

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A redução das alíquotas do Imposto de Importação no início do mês barateou os eletroeletrônicos importados que serão exibidos na 47ª UD (Feira Internacional de Utilidades Domésticas), a partir de quinta-feira, no Anhembi, em São Paulo.
Produtos mais caros poderão custar até 20% menos. Estão nessa faixa objetos de desejo dos consumidores, como geladeiras de duas portas, televisores em três dimensões ou com telas acima de 21 polegadas, além de aparelhos de som de última geração.
A alíquota média dos eletroeletrônicos, que era de 70%, caiu pela metade em 1º de abril. Está entre 30% e 35%, dependendo do item.
A grande maioria dos estandes, no entanto, continua ocupada por brasileiros. Jair Saponari, diretor da UD, calcula que 8% dos 400 expositores são estrangeiros.
Para produtores de outros países, as novas alíquotas ampliam as possibilidades de venda. "O imposto menor torna viável a importação de novos produtos", diz João Zangrandi, presidente da Polti do Brasil. Ele cita o Vaporella, um ferro de passar com uma pequena caldeira acoplada que há anos é vendido na Itália.
O interesse que produtos como esse despertam no consumidor brasileiro ainda é insuficiente para animar os fabricantes locais. "A procura por eletrodomésticos mais sofisticados ainda não justifica a produção no país", diz Roberto Macedo, presidente da Eletros, entidade da indústria do setor.
Uma saída tem sido a associação. "A maioria das empresas nacionais já tem joint venture com estrangeiras para ter acesso a novas tecnologias", diz Saponari.

LEIA MAIS sobre a UD na pág. 2-10

Próximo Texto: Os sem-emprego; Calote no comércio; Recorde de falências; Ganho no crediário; Fator de competição; Perdas a recuperar; Na casa do vizinho; Mercado emergente; Outra moeda; Intercâmbio comercial; Segredos na cozinha; Desvinculação à vista; Efeito Mamonas; Poder de compra; Nova figura; Cheques sem fundos; Vendas das franquias; Rotina anual; Comércio bilateral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.