São Paulo, segunda-feira, 22 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hotéis se esquecem do lugar onde estão

MARCELO REZENDE
DO ENVIADO ESPECIAL À JAMAICA

O que há de mais espantoso nos vários resorts espalhados por toda a ilha é uma forte estratégia de afastamento. E uma equivocada idéia de romantismo.
Em Montego Bay, Negril ou Ocho Rios, nos chamados hotéis "tudo incluído", o que mais importa é manter o turista -quase sempre norte-americano- afastado das cidades e dos próprios jamaicanos, lhe oferecendo um tipo pomposo de lua-de-mel. Com direito até a "Lagoa Azul" que revelou Brooke Shields no filme do mesmo nome.
A maioria dos resorts hospedam apenas casais. Alguns, de maior tolerância, não se importam com a opção sexual de quem chega.
Por um preço que pode variar entre US$ 300 e US$ 400, o visitante tem direito a cama, café da manhã, jantar, almoço e, ainda, às indefectíveis bebidas tropicais. São os hotéis "tudo incluído".
Esse tipo de resort oferece ainda várias opções para a prática de esportes. Da ginástica ao cricket e tênis. Como resultado, uma pessoa pode, se desejar, passar duas semanas na Jamaica tendo contato apenas com as praias, piscinas e salas de aeróbica.
E conhecendo a cultura jamaicana apenas do ponto de vista do garçom que o serve. Vivendo então, uma espécie de grande ilusão sobre o "paraíso tropical".
Nos "tudo incluído" mais conhecidos do lugar, há ainda um desejo de manter presente uma idéia de elegância.
Assim, em um resort como o "Couples", em Ocho Rios- que prefere evitar os casais homossexuais-, é possível encontrar um restaurante francês e um outro italiano, além do piano-bar.
O que não significa, claro, que a culinária é do país prometido e nem o serviço funciona como na Europa.
Existe o conforto, mas planejado de tal forma que o passado colonial é arremessado a cada minuto diante dos olhos.
Em um resort das praias jamaicanas tudo é planejado para que o turista quase se afogue em conforto. Mas esqueça quase por completo o país onde está.

Texto Anterior: Ganja é um produto ilegal mas "tolerado"
Próximo Texto: Kingston é o contraponto ao sol e praias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.