São Paulo, segunda-feira, 22 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agitação noturna é marca de Santarém

ANDRÉ FRAZÃO HELENE
MANOELA MORAES ZIGGIATTI

ANDRÉ FRAZÃO HELENE; MANOELA MORAES ZIGGIATTI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

As águas azuis do rio Tapajós parecem ser do mar e a areia branca e fina torna as praias de água doce mais belas

A Região Norte, maior região do país e, ao mesmo tempo, a mais desabitada e desconhecida, surpreende pela variedade inesperada de paisagens.
As belas praias de Santarém, por exemplo, podem confundir pela aparência. O tom azul das águas contrastando com a areia branca e fina causa impressão de mar, quando, na verdade, trata-se do rio Tapajós.
Situada entre Manaus e Belém, no Pará, Santarém possui um dos maiores portos da região e é parada obrigatória de pequenas e grandes embarcações.
A cidade, com 250 mil habitantes, é conhecida pela agitada vida noturna, mas garante tranquilidade em praias pouco habitadas e não muito distantes.
A melhor maneira de chegar a essas exuberantes praias de água doce é pelo rio Amazonas.
Basta embarcar em Manaus e descer o rio de barco, em uma viagem que dura dois dias. Saindo de Belém, a viagem torna-se mais longa, pois o barco sobe o rio contra a corrente.
Durante o percurso Manaus-Santarém, o barco não se afasta das margens, permitindo aos passageiros apreciar a densa vegetação amazônica.
Os mais atentos conseguem até observar algumas espécies de pássaros e botos que, curiosos, aproximam-se da embarcação.
Há várias paradas nas cidades que beiram o rio. No fim do dia, o pôr-do-sol é um espetáculo de cores e contrastes que realça o contorno das nuvens.

LEIA MAIS sobre o Pará na pág. 6-15

Texto Anterior: Vôos Varig-Transbrasil; Mata Atlântica de trem; Ingressos nos EUA; Aventuras 5 estrelas; Luxo em 66 países; Turismo fluvial francês; Clean Air; 777 para fumantes
Próximo Texto: Belém fascina pelo exotismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.