São Paulo, terça-feira, 23 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Desespero de causa; Opção caseira; Lenha na fogueira; Precedente indígena; Reviravolta; Linha auxiliar; Cabo-de-guerra; Balanço fúnebre; Azeite e água; Alvo religioso; Ação premeditada; Gentileza baiana; Diplomacia militar; Falta de sintonia; Porta-voz; Visita à Folha

Desespero de causa
O Planalto está convidando os governadores que têm reunião marcada amanhã, em Brasília, para um encontro com FHC. Pauta: reformas. A agrária, a administrativa e a do ministério.

Opção caseira
O Planalto cogita indicar José Gregori para ocupar a pasta da Reforma Agrária, desmembrada do Ministério da Agricultura.

Lenha na fogueira
Relator da lei do rito sumário, que apressa a desapropriação de terras, José Luiz Clerot (PMDB-PB) diz que o projeto do governo é inconstitucional. Procura meio termo para garantir sua aprovação na Câmara.

Precedente indígena
A lei do rito sumário, segundo o relator José Luiz Clerot, fere o princípio do contraditório. É o mesmo caso do decreto que determinou a demarcação de áreas indígenas. O governo teve de voltar atrás e permitir a revisão.

Reviravolta
Está pronto o parecer do relator Arolde de Oliveira (PFL-RJ) sobre a telefonia celular. Acaba com o limite de 49% para a participação de multinacionais no setor e autoriza a privatização também da chamada banda A.

Linha auxiliar
Para Esperidião Amin, o novo ministro da Agricultura deve ser alguém da mais absoluta confiança de FHC. Aproveita para envenenar sua proposta: "Podia ser José Serra ou Ciro Gomes, que não estão fazendo nada".

Cabo-de-guerra
Se Odacir Klein deixar o Ministério dos Transportes para assumir a pasta da Agricultura, ou eventualmente da Reforma Agrária, o PMDB diz que não abre mão do cargo. A área é considerada estratégica neste ano.

Balanço fúnebre
Adversários do PSDB fizeram as contas e constataram que 49 pessoas morreram de forma trágica em menos de uma semana em duas administrações tucanas -30 em Salvador e 19 no Pará.

Azeite e água
Michel Temer (PMDB-SP) defende desmembrar o Ministério da Agricultura, criando a pasta da Reforma Agrária. "Os interesses dos ruralistas e dos sem-terra são inconciliáveis."

Alvo religioso
O deputado Carlos Apolinário deve ser vice de Leiva, candidato do PMDB à prefeitura paulistana. Evangélico, ele tende a tirar votos de Francisco Rossi (PDT).

Ação premeditada
No relato que fazem hoje na Assembléia paulista sobre o massacre do Pará, o fotógrafo Sebastião Salgado e o sociólogo Paulo Sérgio Pinheiro dirão que o serviço secreto da PM local planejou a chacina. Proporão extinção desse órgão em todas as PMs.

Gentileza baiana
De cima do palanque de Porto Seguro, ACM jogou ontem beijos para uma moça que vaiava FHC. Ela devolveu com uma "banana". ACM não se rendeu. Estirou a língua de volta.

Diplomacia militar
A Casa Militar colocou, em trajes civis, soldados do Exército e policiais militares para fazer a segurança de FHC no ato de ontem em Porto Seguro. Para evitar que as fardas acirrassem mais ainda o ânimo dos sem-terra.

Falta de sintonia
O ministro do Meio Ambiente, Gustavo Krause, alertou ontem a comitiva de FHC em Porto Seguro. "Não há clima para comício com os manifestantes. O código de comunicação deles é outro."

Porta-voz
As vaias contra FHC atingiram em cheio Gal Costa. "Mercenária", gritaram os manifestantes depois que interpretou "Canta Brasil". O presidente puxou o coro: "Mais um". Gal atendeu e cantou "Meu bem, meu mal".

Visita à Folha
A deputada federal Maria da Conceição Tavares (PT-RJ), Aloizio Mercadante, da Executiva Nacional do PT, e Luciano Coutinho, professor do Instituto de Economia da Unicamp, visitaram ontem a Folha, onde foram recebidos em almoço.

TIROTEIO
De Raimundo Pereira Mota, 55, sem-terra acampado em Buritis (MG), sobre declaração de FHC, que tem uma fazenda na região, dizendo já ter assentado 42.000 famílias:
- Assentou muito mais. Os sem-terra estão todos assentados. Para esperar, porque de pé cansa.

Próximo Texto: Opção profissional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.