São Paulo, terça-feira, 23 de abril de 1996
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Guinchos modernos evitam danos

Novo sistema transporta carros avariados com mais segurança

DA REPORTAGEM LOCAL

Os velhos e obsoletos guinchos estão com os dias contados. Várias empresas que prestam socorro começam a aderir a sistemas mais modernos -de plataformas ou pranchas- para transporte de veículos.
Esses novos guinchos possuem elevadores hidráulicos para acionar uma rampa, que se inclina até o nível do piso.
O serviço de colocar o carro sobre o caminhão pode ser facilitado por pequenas máquinas que ajudam a "empurrar" o carro pela rampa. Durante o transporte, o veículo é fixado pelas rodas traseiras, por cordas de náilon.
No sistema tradicional, o carro é içado por uma torre, por baixo, junto à suspensão (o carro, depois, é amarrado por correntes).
"O sistema de plataformas é mais eficaz e seguro do que o dos guinchos tradicionais, que se não forem bem-instalados podem danificar o carro", diz o mecânico Lauer Lopes, 33.
Danos
Carros com câmbio automático podem sofrer sérios danos se forem transportados sem cuidados em guinchos tradicionais.
Veículos com tração dianteira devem ser transportados pela parte frontal, por exemplo. Ou, então, deve-se retirar o eixo cardã para o transporte.
Para serviços em garagens de prédios e locais de difícil acesso, os guinchos tradicionais levam vantagem sobre as plataformas: são menores e operam melhor em locais com pouco espaço.
"Infelizmente, a imagem do guincho ainda é a pior possível entre os motoristas, por causa do atendimento ruim e dos veículos caindo aos pedaços", afirma Vinicio Pasquini, diretor da Auto Socorro 4000.
A empresa trabalha apenas com plataformas -a palavra guincho foi inclusive abolida pela empresa.
A Auto Socorro 4000 tem uma frota de mais de 20 veículos, entre plataformas de alumínio, guindastes hidráulicos e veículos para socorros mecânicos.
Preços
Em um setor onde o preço muitas vezes é cobrado de acordo com a cara do freguês, o valor a ser pago pela novidade e, principalmente, pela maior segurança, sempre é maior.
Os valores são calculados pela distância percorrida e, em geral, pelo modelo do carro (o transporte de veículos importados quase sempre é mais caro).
"A responsabilidade ao transportar carros importados é muito maior. Por isso, os preços são mais altos", diz Sidney Zuppardo, 42, do Auto Socorro Russo.
No Auto Socorro 4000, o valor cobrado pelo transporte de um carro nacional é R$ 115, até 40 quilômetros de distância (cada quilômetro excedente custa R$ 1). Para um carro importado, o preço sobe para R$ 135.
Na Auto Socorro Russo, cobra-se R$ 1,80 por quilômetro rodado para um carro importado -para um carro nacional, o valor é R$ 1,50.
O Auto Guincho Osmar, instalado ao lado da rodovia Anhanguera, cobra R$ 60 por 40 quilômetros rodados -e R$ 1 por quilômetro excedente.
Já na Auto Socorro Candeo, o transporte de uma BMW, dentro de São Paulo, custa aproximadamente R$ 150, segundo o proprietário, Valdir Candeo.
As empresas podem cobrar a hora parada e valores extras para operar em estradas, por quilômetro rodado. Por isso, é bom ficar atento: o preço costuma ser muito diferente.
O valor cobrado, em geral, diz respeito ao trajeto do caminhão do local onde ele se encontra até o destino final do carro transportado, o que acaba elevando bastante o preço do serviço.

Onde encontrar - Auto Socorro 4000: tels. (011) 831-6739 e 831-6857; Auto Socorro Candeo: (011) 210-4091; Auto Socorro Russo: (011) 279-9233 e 278-0276; Auto Guincho Osmar: (011) 261-5011.

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