São Paulo, quarta-feira, 24 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Planalto acuado; Oráculo tucano; Efeito tartaruga; Para inglês ver; Cobertor curto; Segurança presidencial; O curinga; Operação de risco; Guerra nas estrelas; Arrumando a casa; Dilema malufista; Mau presságio; Viúvas da inflação; Corporação ativa; Os laranjas; Visita à Folha

DE LULA, SOBRE FHC:

Planalto acuado
Pela primeira vez, a cúpula tucana avalia que "o vento virou contra o governo", nas palavras de um ministro. Se não for revertido o desgaste com o massacre dos sem-terra, o governo teme pelas reformas e a reeleição.

Oráculo tucano
Dentro do governo há três avaliações sobre a crise: 1) é um vento passageiro, que voltará a ficar a favor, 2) o problema são os conflitos internos no ministério e 3) a culpa é de FHC, que perdeu o rumo e precisa resgatar a questão social como a prioridade.

Efeito tartaruga
A criação da pasta da Reforma Agrária enfrenta um problema burocrático. Se virar ministério, os processos de desapropriação passam à Procuradoria da República. O Incra, como autarquia, tem procuradores próprios.

Para inglês ver
Para Lula, a pasta da Reforma Agrária é o retorno de uma burocracia que já existiu e nada resolveu. Defende a vinculação do Incra à Presidência. "E é preciso FHC ter uma vontade política que até hoje não teve."

Cobertor curto
No Planalto, avalia-se que nomear José Gregori para a pasta da reforma agrária é despir um santo (questão dos direitos humanos) para vestir outro. Mesmo assim, ele continua como forte opção, com Raul do Valle para secretário-executivo.

Segurança presidencial
Na viagem a Porto Seguro, FHC esteve protegido o tempo todo por seguranças mais altos do que ele. Em estado de alerta máximo, a orientação era grudar no presidente. Havia um temor de que ocorresse um atentado.

O curinga
Nomear José Gregori para o ministério da reforma agrária é uma operação tranquila para FHC. Gregori não seria convidado, mas convocado. Daí, FHC poder se dedicar a ajeitar outras peças do ministério e decidir.

Operação de risco
O governo já tem pronto e vai colocar em votação novamente o projeto que ressuscita as contribuições dos funcionários públicos inativos. Proposta idêntica já foi rejeitada pelo Congresso em janeiro passado.

Guerra nas estrelas
O PT de Santos impugnou a inscrição de 707 pessoas para a prévia que escolherá o candidato a prefeito. Motivos: dupla filiação, endereço falso e título irregular. A prévia ocorre domingo.

Arrumando a casa
FHC convocou os ministros para reunião no sábado. É a primeira do ano. A agenda: retomar a iniciativa política. FHC deve anunciar as medidas do governo na área da reforma agrária.

Dilema malufista
A reunião do ministério, sábado, será na Granja do Torto, local do último encontro do PPB com FHC. A presença de um ministro do PPB dependerá do cabo-de-guerra entre Maluf e o baixo clero do partido.

Mau presságio
A dor de cabeça do governador Mário Covas deve piorar. O STF está prestes a marcar a data do julgamento do pedido de intervenção em São Paulo por causa dos precatórios. Vai ser difícil o tribunal indeferir a solicitação.

Viúvas da inflação
Um ministro do STF comentou, sobre a visita que os governadores farão hoje ao tribunal: "O precatório (dívidas dos Estados com a Justiça) foi descoberto agora. Antes, a inflação corroía o valor, e ninguém reclamava".

Corporação ativa
A cúpula da PM em diversos Estados organiza um lobby no Congresso na segunda e terça da semana que vem. Oficiais vão tentar impedir aprovação de projeto que transfere crimes da PM para a Justiça comum.

Os laranjas
Os tucanos paulistas estão indo à loucura com Serjão, que a cada minuto muda de idéia. Os pré-candidatos da reserva acham que isso os desvaloriza para a eleição paulistana. E o PFL ameaça sair com o seu laranja.

Visita à Folha
João Oswaldo Leiva, candidato do PMDB à Prefeitura de São Paulo, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.

TIROTEIO
- O presidente, que foi a Porto Seguro comemorar o Descobrimento do Brasil, deveria acordar, descer do pedestal e descobrir os problemas sociais do país. Só ele não vê.

Próximo Texto: Analista internacional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.