São Paulo, quarta-feira, 24 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC critica sem-terra, a polícia e o Judiciário

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso usou ontem o seu programa de rádio, "Palavra do Presidente", para distribuir críticas aos sem-terra, à Polícia Militar e ao Judiciário.
Para FHC, a lei atual é um "limite" para a reforma agrária. "Há uma enorme quantidade de decisões judiciais que mandam, simplesmente, devolver ao proprietário a terra. Muitas vezes, a terra está ocupada."
FHC disse que a polícia não está preparada para desocupar as terras invadidas. "Muitas vezes, como no caso do Pará, faz com violência", afirmou.
O presidente disse que precisa haver mais negociações por parte dos sem-terra. "Não se pode apoiar a ocupação indiscriminada de terras."
Segundo ele, não se pode deixar que um proprietário de terra produtiva tenha sua área invadida. "Por outro lado, é preciso agilizar o processo de ocupação das terras improdutivas."
Após as críticas, FHC fez um apelo ao entendimento e chamou todas as forças políticas para discutir soluções para o campo. "O governo está aberto à discussão."
"Não é hora de explorarmos uns fatos que são terríveis", disse FHC. "Recebi muitas vezes a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), que reúne os trabalhadores do campo. Recebi, algumas vezes, até mesmo os dirigente dos sem-terra."

Texto Anterior: Brindeiro dá parecer pró-Previdência
Próximo Texto: Imprevistos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.