São Paulo, quarta-feira, 24 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Professora acha que teste foi 'cansativo'

DA REPORTAGEM LOCAL

A pedido da Folha, professores do Colégio Santa Cruz, reconhecido como um dos melhores de São Paulo, analisaram as provas.
Os professores consideraram, de maneira geral, os exames bem-feitos, de conteúdo fácil, com perguntas que induzem o raciocínio.
"A prova cobra habilidades dos alunos, não apenas conceitos", disse Marília Morello, diretora-pedagógica do Santa Cruz, ao comentar os aspectos positivos.
No caso específico da avaliação de matemática para os alunos da 7ª série, segundo a professora Leticia Higuchi Ribeiro, "o conteúdo está muito aquém até mesmo do que é dado na 6ª série". Ela afirma que crianças de 5ª série resolveriam a prova com facilidade.
Já a prova de matemática para a 3ª série, na opinião da professora Lílian Perri, foi "cansativa". "Como requer muitos cálculos da criança, no final ela vai ficando sem paciência de responder. Os professores não saberão nunca se a criança não fez porque não sabia ou porque estava cansada."
A professora Marília Cecília Morello acredita que na prova de ciências pelo menos três questões só poderão ser respondidas pelos alunos que tiverem estudado em laboratórios (veja reprodução nesta página). "Nem todas as escolas públicas têm laboratórios", lembra a professora.
Segundo a professora Yvone Dias Avelino, a prova de história apresentou avanços por não conter perguntas sobre datas nem exigir memorizações -"decorebas".
Outro avanço, de acordo com a professora, é enfocar a história dos excluídos -índios, negros e mulheres- em diversas questões.
Mas, na opinião de Yvone, houve uma sofisticação desnecessária do exame ao citar texto de um cronista, Antonil (questão 7). A citação a Antonil é a seguinte: "Segundo Antonil, os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho. Esta observação explicita de forma notável a importância do trabalho escravo para a economia colonial".

Texto Anterior: Aids: os contaminados involuntários
Próximo Texto: Comparecimento foi grande, dizem escolas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.