São Paulo, quarta-feira, 24 de abril de 1996
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Detalhes são reveladores

PATRICIA DECIA
DE NOVA YORK

As histórias de "The Celluloid Closet", contadas por roteiristas e atores, são o melhor do documentário.
Gore Vidal diz que, ao escrever "Ben-Hur", concebeu um filme gay. Messala e Ben-Hur, amigos íntimos na juventude, se reencontram, discordam na política e passam as próximas três horas brigando. "Messala é apaixonado por Ben-Hur e, como eles não podem reatar seu relacionamento, se tornam rivais. Mas eu nunca usaria as palavras", explica Vidal.
Em "Spartacus", Tony Curtis fala de uma cena censurada, onde o homossexualismo fica evidente: o personagem de Curtis, o criado Antoninus, dá banho no general Marcus Crassus (Laurence Olivier), que diz: "Você gosta de cobras? E de ostras? Acha que é mais imoral comer cobras ou ostras? Eu gosto das duas".
Em "Fome de Viver", Susan Sarandon fez questão de colocar pequenas mudanças em sua personagem. Para fazer uma cena de sexo com a vampira Catherine Deneuve, ela deveria estar bêbada.
"Eu disse não. Ninguém precisa estar bêbado para fazer qualquer coisa com Catherine Deneuve, não importa sua preferência sexual." Sarandon, mulher do diretor e ator Tim Robbins, também foi a responsável pela inclusão da cena do beijo na sequência final de "Thelma e Louise".
Hitchcock
Entre os filmes de Alfred Hitchcock, o escolhido é "Festim Diabólico". Há o depoimento de um dos atores principais, Farley Granger. "Nós sabíamos que era um casal gay que comete o assassinato, mas nunca foi dita uma só palavra, nem para os atores", conta.
Em "Relíquia Macabra" (vulgo "O Falcão Maltês"), com Humprey Bogart interpretando o detetive baseado no livro de Dashiell Hammett, o homossexual é o personagem de Peter Lorre, e a sequência mostrada exibe Lorre usando, de maneira explicitamente fálica, sua bengala.
Outra sequência reveladora está no filme "Rebecca", a história de uma mulher que se casa com um viúvo e é atormentada pelas recordações da primeira mulher dele.
O homossexualismo está na governanta da casa, obcecada pela antiga patroa. A cena exibida em "The Celluloid Closet" mostra a governanta exibindo, com grande intimidade, o armário de lingerie onde ainda guarda todos os pertences da morta.
(PD)

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