São Paulo, quarta-feira, 24 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Longa de Ingmar Bergman inicia ciclo

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Com o início do ciclo "Grandes Clássicos do Cinema Europeu", hoje, a Cinemateca Brasileira dá sequência ao projeto que desenvolve com patrocínio do Banco Real, com objetivo de viabilizar a aquisição de cópias novas de filmes clássicos que não existiam no Brasil.
O ciclo abre-se com a primeira exibição de "Persona" (lançado no Brasil, em 1966, com o título de "Quando Duas Mulheres Pecam"), de Ingmar Bergman, às 20h, na praça do Banco Real (av. Paulista, 1.374).
Os filmes serão exibidos sempre na última quarta-feira do mês. Segue-se, assim, o padrão dos dois ciclos já organizados dentro do mesmo programa: "Cinema com Música" (em 1994) e "Clássicos de Hollywood" (em 1995).
Depois de "Persona" virão "Lacombe Lucien" (1974, Louis Malle), em 29 de maio; "Nosferatu, o Vampiro da Noite" (1978, de Werner Herzog), "O Demônio das Onze Horas" ("Pierrot Le Fou", 1965, de Jean-Luc Godard), "O Anjo Exterminador" (1962, de Luis Buñuel), "Sedução da Carne" ("Senso", 1954, de Luchino Visconti), "Uma Mulher para Dois" ("Jules et Jim", 1962, de François Truffaut) e "A Regra do Jogo" (1939, "La Règle du Jeu", de Jean Renoir).
"Persona"
O título brasileiro, "Quando Duas Mulheres Pecam", não dá idéia do que seja o filme de Ingmar Bergman. Pelo contrário. Bergman começa por colocar o espectador frente a uma atriz (Liv Ullman) em crise de mutismo.
Ela entra em contato com a enfermeira Alma (Bibi Anderson). Enquanto uma fala e outra escuta, produz-se uma espécie de simbiose entre as duas (tratada na imagem com felicidade pelo cineasta sueco).
É sobre identidade e diferença entre as duas mulheres que o filme trabalhará, para compor um dos principais filmes de uma fase muito produtiva de Bergman -em quantidade e qualidade.
Todos os outros são trabalhos que se tornaram mitológicos, na sua época ou ao longo do tempo. O menos conhecido no Brasil (e nessa medida o mais precioso) é "Sedução da Carne", talvez a obra-prima de Luchino Visconti.

Ciclo: Grandes Clássicos do Cinema Europeu
Hoje: às 20h, "Quando Duas Mulheres Pecam" (Persona), de Ingmar Bergman, com entrada franca
Onde: Praça do Banco Real (av. Paulista, 1.374); exibição ao ar livre

Texto Anterior: Roberto Carlos não confirma casamento
Próximo Texto: Beatriz Azevedo radicaliza o rap
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.