São Paulo, quinta-feira, 25 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSDB vai ter dificuldade para achar nome

DA REDAÇÃO

Com desistência do ministro Sérgio Motta de concorrer à sucessão municipal em São Paulo, o presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador Mário Covas correm o risco de sofrer uma grande derrota política.
Até agora, Motta era apontado como o único nome possível a unir e mobilizar o PSDB paulistano, apesar de seu baixo desempenho eleitoral registrado em pesquisas.
No último levantamento realizado pelo Datafolha, em 22 de março último, o ministro das Comunicações tinha 3% das intenções de voto, em um cenário no qual teria de enfrentar Francisco Rossi (PDT), Luiza Erundina (PT) e João Leiva (PMDB) -nomes já definidos por seus respectivos partidos.
Esse resultado, no entanto, não foi capaz de reduzir o entusiasmo dos tucanos com a possibilidade de vê-lo candidato.
O vínculo estreito com FHC, seu estilo "trator" de administrar e o fato de ser um engenheiro seriam, na opinião dos líderes do PSDB, atributos suficientes para fazer dele um forte candidato à sucessão de Paulo Maluf.
Apesar de apresentar um potencial eleitoral superior ao de Motta, seu colega José Serra, desde o começo do debate sobre a candidatura do PSDB, rejeita sistematicamente qualquer articulação em torno de seu nome.
Nesta mesma pesquisa do Datafolha, o ministro do Planejamento tinha 14% das intenções de voto.
As outras opções colocadas para o PSDB vão exigir do partido um grande esforço para sustentar um candidato que consiga enfrentar nomes com forte enraizamento entre os eleitores paulistanos, como Francisco Rossi (PDT) e Luiza Erundina (PT).

Texto Anterior: Motta desiste de candidatura em SP
Próximo Texto: Motta desiste de candidatura em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.