São Paulo, quinta-feira, 25 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crédito ajuda o "enforcamento", diz FHC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso reafirmou ontem que empréstimos e renegociação de dívidas dos Estados é "dar corda para o maior enforcamento" dos governadores.
Segundo ele, "é estender mais corda para que os Estados se enrolem nela como o país se enrolou durante tanto tempo".
Apesar disso, FHC indicou o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Pedro Parente, para discutir o problema das dívidas estaduais com os governadores.
"Todos os governadores sabem que por mais que se resolva a dívida, isso não vai resolver a questão", disse o presidente.
"Por mais que se resolva uma dívida aqui ou ali, não sobra dinheiro para investimento e os recursos não são suficientes para pagar pessoal", afirmou FHC.
FHC afirmou que é necessário ir à "raiz" dos problemas. Segundo ele, "aspectos da Constituição engessam as administrações" estaduais.
"Ou mudamos a Constituição, ou todos os mandatos vão se esvair numa incessante busca de soluções, que não são soluções", disse.
O presidente reafirmou que pontos da reforma administrativa são inegociáveis, como a estabilidade do servidor público.

Texto Anterior: Dívida mobiliária cresce 793% com Real
Próximo Texto: Déficit federal triplica este ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.