São Paulo, quinta-feira, 25 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instituto fará 30 operações por dia em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A EPM (Escola Paulista de Medicina) inaugurou ontem seu Instituto da Catarata, na zona sul de São Paulo, que possibilitará o atendimento gratuito a cerca de 3.000 pacientes por mês. Ele terá capacidade ainda para fazer cerca de 30 operações de catarata ao dia.
Segundo o oftalmologista José Carlos Reys, 60, diretor do Instituto da Visão da EPM, o centro cirúrgico da escola recebia 2.000 idosos com catarata por mês, mas não tinha condições de fazer a operação. A catarata é responsável por cerca de 50% dos casos de cegueira em pessoas acima de 60 anos.
Segundo dados do Conselho Nacional de Oftalmologia, a cegueira provocada pela catarata atinge 2% da população brasileira com mais de 50 anos. A doença é caracterizada pela perda de transparência do cristalino, uma espécie de lente natural localizada atrás da pupila.
A principal causa da catarata é o envelhecimento, mas algumas doenças, como a diabetes, podem acelerar o seu aparecimento.

Texto Anterior: Rio terá reunião mundial para avaliar os resultados da Eco-92
Próximo Texto: Deputados culpam clínicas por mortes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.