São Paulo, quinta-feira, 25 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo invade pista, assalta avião e foge

DA FOLHA VALE

Seis homens, armados com metralhadoras, fuzis e pistolas automáticas, invadiram o aeroporto civil de São José dos Campos (97 km a nordeste de SP), às 9h15 de ontem, e roubaram cerca de R$ 500 mil transportados por um avião da TAM (Transportes Aéreos Regionais).
O avião tinha como destino São Paulo e estava com 35 passageiros. Três deles eram assaltantes disfarçados. Outros três ladrões invadiram a pista em uma F-1000.
Após o assalto, fugiram levando duas aeromoças como reféns.
Avisada pela torre de controle do aeroporto, a polícia armou barreiras e trocou tiros com os ladrões na via Dutra. Duas pessoas cujos carros passavam pela estrada na hora do tiroteio ficaram feridas -uma delas em estado grave.
A polícia prendeu um suspeito, mas o dinheiro, que estava em 18 malotes da transportadora de valores Brink's, não foi localizado.
Segurança
O CTA (Centro Técnico Aeroespacial), em São José dos Campos, responsável pelo gerenciamento e administração do aeroporto, se isentou de culpa no episódio que resultou no roubo do avião.
O CTA informou que o órgão não pode deslocar soldados da Aeronáutica para fazer a segurança do aeroporto, porque a área é civil e está sendo usada por empresas privadas.
O aeroporto não tem segurança externa nem detector de metal, que poderia denunciar as armas. Segundo seus administradores, esses recursos não são usuais em aeroportos pequenos.
O assalto
Pouco antes da decolagem, os assaltantes que haviam embarcado como passageiros em São José dos Campos anunciaram o assalto.
Eles obrigaram o co-piloto Lourival Rodrigues a abrir o porão de carga. Dois ladrões desceram, com o co-piloto e duas comissárias.
A F-1000 estava estacionada ao lado do avião, com os três assaltantes que haviam quebrado o portão que dá acesso à pista. Os ladrões localizaram os malotes e os carregaram para a camionete.
Quatro dos seis assaltantes fugiram com as duas reféns na camionete. Em seguida, trocaram de carro e fugiram em direção à Dutra.
A polícia desconfia que, além dos seis do aeroporto, outros podem ter participado do roubo.

Texto Anterior: Como foi o assalto
Próximo Texto: Chuvas provocam mais quatro mortes no Nordeste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.