São Paulo, quinta-feira, 25 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bailarina mostra estilo 'odissi'

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A bailarina Madhavi Mudgal, considerada na Índia a principal intérprete do estilo odissi, promete ser o ponto forte do Festival de Arte e Cultura Indiana.
A partir de quinta-feira, ela e seu grupo apresentam no teatro do Sesc Pompéia uma coleção de coreografias que representam diferentes variações do estilo odissi.
"Entre as danças clássicas indianas escolhi a odissi por causa da fluidez e do lirismo por vezes sensual que caracteriza este estilo", diz Madhavi, 45, que até hoje ministra aulas em Nova Déli, capital da Índia, na escola de artes fundada por seu pai em 1939.
Pertencente a uma família de músicos, Madhavi começou a estudar dança aos quatro anos de idade. É admirada por artistas ocidentais, como o diretor teatral Peter Brook e os coreógrafos Maurice Béjart e Pina Bausch.
Estilo odissi
Nos programas desta temporada em São Paulo, Madhavi apresentará os dois componentes do estilo odissi: o "nritta" e o "nritya". O "nritta", presente em peças como "Pallavan", expressa só o movimento rítmico do corpo.
Sem se prender a sentimentos ou histórias, se baseia em gestos abstratos, que servem para visualizar ou reproduzir a música.
Definido como dança pura, o "nritta" enfatiza movimentos de mãos e pés, utilizados com muita precisão.
Já o "nritya" transmite sentimentos ("rasa") e estados de espírito ("bhava") por expressões faciais e gestos dramatizados, para contar histórias ou episódios relacionados à mitologia hindu.
Algumas das coreografias que serão dançadas por Madhavi têm música especialmente criada por seu irmão, Madhup Mudgal, que realizará concertos e lançará um CD durante o festival.
Todos os espetáculos da bailarina terão música ao vivo, interpretada por cinco instrumentistas típicos.
"A prática da dança odissi exige disciplina, como qualquer outra arte. É preciso treinar o corpo, a mente, estudar música, filosofia, até dominar a técnica e encontrar uma direção pessoal", ela afirma.
Especialmente praticada na costa lesta da Índia, a dança odissi remonta ao século 2 a.C.
Sua redescoberta, neste século, se realizou pela observação de esculturas em templos, manuscritos e textos ancestrais.

Texto Anterior: Dança e música da Índia chegam ao país
Próximo Texto: A programação do Festival
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.