São Paulo, domingo, 28 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Balaio de gatos; Amigo da onça; Amargo passado; Trator ligado; Escudo protetor; Muita esmola; Bola sete; Vasto currículo; Pulga na orelha; Joana D'Arc; Relíquia macabra; Bolo federal; Mundo que gira; Justiça agrária; Troca de chumbo; Prioridade tucana

Balaio de gatos
Feita a reforma ministerial, o Planalto começa a pensar no palanque das eleições municipais. Todos os prefeituráveis da larga aliança governista querem ser candidatos do Real. É o próximo grande curto-circuito na base.

Amigo da onça
O humor de FHC não anda nada bom para o lado de Serjão (Comunicações). As famosas atropeladas, antes vistas como folclore, agora são tidas como prejuízo político. É um sobressalto ambulante. O PFL adora.

Amargo passado
Maluf, que não controla o PPB, teme que uma cooptação do Planalto em 97, para aprovar a reeleição, leve parte do partido a deixá-lo na mão. Restaria mudar o projeto Planalto-98 para Bandeirantes-98. O Colégio Eleitoral de 1984 não lhe sai da cabeça.

Trator ligado
O Planalto avalia que precisará da convocação extraordinária do Congresso em julho para aprovar as reformas. Mas evitará tocar no assunto agora. Pretende forçar os parlamentares a votar o máximo que puderem até junho.

Escudo protetor
Um publicitário ligado ao Planalto avalia que o massacre dos sem-terra no Pará não causará "dano sensível" em pesquisas à imagem de FHC. Ela está associada à estabilidade econômica.

Muita esmola
No seu aniversário, Sarney pediu a FHC: "Presidente, faça um projeto de geração de empregos. E empenharei o meu prestígio para ajudá-lo no Congresso".

Bola sete
Raul do Valle não fica na presidência do Incra. O cargo pode acabar. Na quinta, Raul Jungmann marcou reunião às 9h para saber como anda a reforma agrária. Valle chegou às 16h20.

Vasto currículo
Augusto Marzagão, eminência parda nos governos Sarney e Itamar, elogiou a escolha de Luiz Carlos Santos. "Estava faltando gente com mais experiência. Esse já passou pela casca do alho."

Pulga na orelha
Adib Jatene (Saúde) se deu conta de que o Congresso pode recusar a CMF. Pior ainda: descobriu que a área econômica planeja meter as mãos no dinheiro do SUS (Sistema Único de Saúde). Pode pedir o chapéu.

Joana D'Arc
Um cacique tucano, chateado com o modo como Dorothea foi catapultada do ministério, diz: "Isso não é fritura. É incineração. Vai atrapalhar a relação do presidente com seus ministros".

Relíquia macabra
Vicentinho foi a Eldorado de Carajás acompanhar o enterro dos sem-terra mortos pela PM. Antes de voltar, manifestou o desejo de levar uma lembrança da viagem. Ficou com as sandálias de um dos massacrados.

Bolo federal
Dorothea Werneck viajou no fim-de-semana. Prometeu não voltar amanhã para passar o cargo a Francisco Dornelles. Ela continua "indignada" com FHC por ter sido demitida da Indústria e Comércio pela televisão.

Mundo que gira
Após a revolucionária aliança CUT-Fiesp pelas reformas, cresce a expectativa para saber o que vai sair do seminário "Custo Brasil", do Instituto da Cidadania, de Lula. O ato começa amanhã em São Paulo. Delfim e governistas vão ao evento petista.

Justiça agrária
O presidente do STF, Sepúlveda Pertence, começa a semana com a reforma agrária na cabeça. Amanhã recebe Raul Jungmann, novo ministro para a área. Na terça, Vicentinho (CUT) falará sobre o tema.

Troca de chumbo
Marcos Cintra (PL), vice de Francisco Rossi (PDT), prepara um dossiê sobre a administração de Erundina (PT). Procura formas de atacar a ex-prefeita na eleição municipal em São Paulo.

Prioridade tucana
O secretário de Planejamento de Covas, Montoro Filho, apresenta a Lei Diretrizes Orçamentárias de 97 à Assembléia paulista, na terça. Ela estabelece o teto de 60% para gastos da receita com o funcionalismo público.

TIROTEIO
Do deputado Domingos Leonelli (PSDB-BA), sintetizando a decepção tucana por FHC dar a liderança do governo ao PFL:
- A vocação governista do PFL é insuperável. Se o governo fosse do Lula, o partido seria mais fiel do que o PT.

Próximo Texto: FHC, Deus, Ieltsin e Clinton
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.