São Paulo, domingo, 28 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'O cobrador fica de cara fechada'

LAURENT SUAUDEAU
ESPECIAL PARA A FOLHA

A qualidade do serviço oferecido no Brasil é muito baixa. Os ônibus são ruins, sujos, malconservados e apresentam riscos para o usuário.
Na minha primeira viagem de ônibus, achei que os usuários são muito maltratados. O ônibus balança o tempo inteiro, é sujo, o cobrador está sempre de cara fechada e não há sinalização.
Um turista que chega se assusta. Na Europa, a maioria dos ônibus têm qualidade muito superior.
Acho que isso acontece porque o transporte público não é visto aqui como um serviço social, mas comercial. A intenção é só dar lucro.
É obrigação do Estado oferecer condições adequadas de transporte. Em contrapartida, o usuário tem que saber respeitar e não destruir os ônibus. Mas acontece o inverso: como ele não é respeitado, ele também não respeita.
Falta civismo de ambas as partes: dos empresários e dos usuários. Eles têm que entender que são sócios da mesma empresa.

Texto Anterior: 'Metrô merece investimento'
Próximo Texto: 'Sem orientação não é tão fácil'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.