São Paulo, domingo, 28 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meningite tem alta letalidade

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A meningite causada pela bactéria meningococo é uma doença grave, que tem uma taxa de letalidade de cerca de 25% -de cada quatro crianças que contraem a doença, uma acaba morrendo.
Ricardo Tapajós, infectologista do Hospital Albert Einstein, explica que as meningites do tipo A e C são as mais epidêmicas.
Embora a meningite do tipo B tenha sido a principal responsável pelos casos da doença nos últimos anos na Grande São Paulo, a A e a C são as que têm maior potencial de causar uma nova epidemia.
Segundo Tapajós, essa é razão pela qual se promove campanha de vacinação toda vez que aumentam os casos de meningites A ou C. A vacina tem eficácia de 80%, adequada para prevenir epidemias. Na região de Campinas, foram registrados 24 casos nesse ano.
A meningite B, que causou 60% dos casos de meningite meningocócica em 95 na Grande São Paulo, não tem um perfil tão epidêmico. No entanto, o número de casos nos últimos anos tem estado acima do esperado. Não existe uma vacina eficaz para prevenir a meningite tipo B.
(JB)

Texto Anterior: Reações às vacinas são incomuns
Próximo Texto: Adulto pode ter reação diferente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.