São Paulo, domingo, 28 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Objetivo é revelar arquitetura

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Secretaria Municipal de Urbanismo do Rio não quer que a cidade seja conhecida apenas pela beleza natural, mas também pelo seu estilo arquitetônico.
Para promover o turismo cultural, o secretário Luiz Paulo Conde quer divulgar internacionalmente as construções art déco da cidade.
"Mostrando o estilo e a beleza arquitetônica, valorizamos o patrimônio do Rio. Atrairemos turistas estrangeiros em busca de cultura. Ainda estamos calculando o número de turistas que vão procurar o Rio com essa finalidade."
Esse projeto turístico acabou intrigando os participantes do 1º Seminário Internacional de Art Déco da América Latina.
Muitos lembraram o fato de que foi a própria Secretaria Municipal de Urbanismo que, meses atrás, mandou retirar as pedrinhas portuguesas que enfeitavam a avenida Nossa Senhora de Copacabana.
Na opinião de Conde, as pedras não embelezavam a cidade. "O projeto não é meu, é do Cláudio Cavalcante. Era um desenho inexpressivo. Não tinha valor histórico. Ainda tem algumas. Vamos deixar as pedras portuguesas da avenida Atlântica."
Conde disse ainda estar estudando como serão comercializados o "Guia da Arquitetura Art Déco no Rio de Janeiro" e o vídeo "Arquitetura Carioca - 1920 a 1940", lançados durante o seminário.
O vídeo de 15 minutos explica como o art déco chegou à cidade, enquanto que o guia fornece 110 endereços art déco.

Texto Anterior: As marcas do estilo na cidade
Próximo Texto: Cantareira é 'paraíso sertanejo' de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.