São Paulo, domingo, 28 de abril de 1996
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Expansão exige muito planejamento

Consultores indicam análise

LUCIANA BENATTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A empresa está dando certo, mas já está na hora de expandir?
Antes de abrir uma filial, o empresário deve ter em mente duas idéias. Primeira: uma filial não é capaz de resolver os problemas de uma empresa cuja matriz não vai bem. Segunda: a decisão deve ser baseada em critérios racionais.
"Nem sempre uma filial representa mais vendas, mas certamente representa mais despesas", afirma Vagner Megiolaro, 46, consultor da área financeira do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo).
Segundo Megiolaro, o empresário deve estar seguro de que a margem de lucro obtida pela empresa será suficiente para cobrir as despesas fixas da abertura.
Marcos Cardoso Pinto, 31, da área gerencial da consultoria Ernst & Young, aconselha que se faça um estudo de viabilidade, ou seja, comparar o faturamento potencial com os custos e investimentos.
"É esse estudo que tornará possível projetar o tempo de retorno do investimento", afirma.
Segundo Oceano Zacharias, 46, da Quality Engenharia, o momento ideal para abrir uma filial é quando a matriz apresenta indicadores de que "está em um caminho seguro". "Filial não é uma solução para a matriz que vai mal."
Entre esses indicadores estão os que refletem a fidelidade do cliente. "Ao abrir uma filial, é preciso manter os clientes habituais."
Plano de expansão
"Em alguns casos a expansão não é a melhor saída", diz Roberto Adami Tranjan, 38, da consultoria TCA. Para ele, cada empresa tem o tamanho ideal. "Para muitas empresas, o tamanho ideal não é ser grande", afirma.
Segundo Tranjan, em alguns casos a otimização dos procedimentos da empresa pode funcionar melhor do que a expansão.
Um tipo de empresa que costuma encontrar dificuldades para expandir é a que trabalha com produtos requintados, de forma artesanal. "É difícil multiplicar o talento das pessoas", diz.
Para Paulo Roberto Freitas, 33, gerente da área de varejo da Ernst & Young, o principal "é atuar de forma analítica e não tomar uma decisão baseada em sentimentos".

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